1
resposta

[Dúvida] Angular - autenticação em serviços de autenticação

Tenho uma aplicação .Net MVC que faz autenticação em provedores de autenticação: WS Fed, Azure AD, idp.SP e Gov.br. Para fazer a mesma coisa em Angular, só sei usar a biblioteca MSAL da Microsoft para usar o Azure AD. Todo curso e exemplos que encontro na internet mostra uma tela de login para digitar usuário e senha e enviar a uma api que busca em algum lugar. Não encontro algum exemplo em Angular de autenticação que use um provedor de identidades, que podem inclusive usar certificado digital para autenticar.

Poderiam me indicar algum lugar que tenha esse tipo de informação?

1 resposta

Oi Walter!

Voce pode explorar bibliotecas como oidc-client ou angular-oauth2-oidc para implementar autenticação com provedores de identidade que suportam OpenID Connect (OIDC) e OAuth2. Essas bibliotecas são bastante flexíveis e podem ser configuradas para trabalhar com diferentes provedores de identidade, como WS Fed, Azure AD, idp.SP e Gov.br.

Para autenticação com certificados digitais, você pode precisar de configurações adicionais no servidor de identidade e no cliente. Verifique a documentação do provedor de identidade específico para detalhes sobre como configurar a autenticação baseada em certificados.

Da uma olhada na documentação oficial da biblioteca angular-oauth2-oidc e também a documentação dos respectivos provedores de identidade que você está utilizando.

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!