2
respostas

Dúvida Android Studio

Olá,

No vídeo o instrutor usa o VS Code e há códigos que não há necessidade de procurar, bastando usar a ferramenta para sanar algumas situações como o import, sei que posso digitar, mas eu casos que eu precise saber qual seria a biblioteca a importar, como fazer o Android Studio "sugerir" assim como no VS Code?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Olá, Alvaro.

Tudo bem?

No Android Studio, para fazer com que a IDE sugira automaticamente os imports, você pode utilizar uma combinação de teclas que facilita bastante esse processo. Normalmente, quando você escreve o nome de uma classe que ainda não foi importada, o Android Studio sublinha o nome da classe indicando que há algo a ser feito.

Nesse momento, você pode pressionar a tecla Alt junto com a tecla Enter (no Windows/Linux) ou Option + Enter (no macOS), e o Android Studio irá mostrar sugestões de ação, incluindo a importação da classe necessária. Se a classe estiver disponível em múltiplos pacotes, a IDE irá mostrar uma lista para que você escolha de qual pacote deseja importar.

Além disso, você pode ativar a importação automática para não ter que fazer isso manualmente toda vez. Para isso, vá em File > Settings, depois em Editor > General > Auto Import. Aqui, você pode configurar o Android Studio para importar automaticamente tanto as classes do Java e Kotlin quanto as do Dart.

Espero que essas dicas ajudem a tornar o seu desenvolvimento mais eficiente no Android Studio. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos!

Olá Renan,

Demorei para responder pois estava procurando onde o meu Android Studio não trás essa opções, além do exemplo inicial, ele já está para preencher automático, por exemplo, quando eu digito o nome de uma classe em outro arquivo dart ele preenche o import, mas por exemplo, eu instalei o google fonts, atualizei o pub get e na aula 1. Entendendo o Projeto base e API REST - Organizando nossa aplicação no tempo 10'36'' o instrutor inicia o preenchimento e ele já sugere, na lista, quando ele inicia a digitação, o GoogleFonts, no meu Android Studio, mesmo eu apertando Alt + Enter, esperando um pouco (porque já vi que algumas vezes é só esperar um pouquinho) mesmo assim não aparece a sugestão, neste caso é até mais fácil que no exemplo inicial pois este tem a documentação do import, mas se não tiver eu tenho que ficar procurando na internet quando essa opção já vi que está disponível, isso é só do VS Code? Pois estou usando Android Studio.

Meu print: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Print da aula: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software