como posso pedir para IA analisar uma planilha em excel que tem 3 abas? E qual a melhor IA para gerar dados em excel?
como posso pedir para IA analisar uma planilha em excel que tem 3 abas? E qual a melhor IA para gerar dados em excel?
Olá, Sonia. Como vai?
Trabalhar com operações marítimas exige lidar com um volume imenso de dados logísticos, rotas e custos, muitas vezes espalhados por diferentes abas. Usar a Inteligência Artificial para consolidar e analisar essas informações é uma excelente estratégia para otimizar a sua rotina.
Para te ajudar a extrair o melhor resultado possível, vamos dividir sua dúvida em duas partes: como estruturar o pedido e quais as melhores ferramentas do mercado hoje.
O grande segredo aqui é o contexto. Quando uma planilha tem várias abas, as IAs atuais conseguem ler todas elas de uma vez (desde que você envie o arquivo em formatos como .xlsx), mas elas precisam saber como essas abas se relacionam.
A melhor estrutura de prompt para o seu caso segue o framework de Contexto + Papel + Instrução Detalhada:
Agir como: Você é um analista de Business Intelligence sênior especializado em logística e operações marítimas.
Contexto: Estou te enviando uma planilha em Excel que contém 3 abas essenciais para a nossa operação:
- Aba 1 ("Navios"): Contém o cadastro das embarcações, capacidades e status.
- Aba 2 ("Rotas"): Detalha os portos de origem, destino e tempos estimados de viagem (ETA).
- Aba 3 ("Custos"): Registra os gastos com combustível, tarifas portuárias e tripulação.
Instruções: Por favor, analise o arquivo completo cruzando as informações das três abas e me forneça:
1. Um resumo executivo dos gargalos operacionais mais críticos.
2. Quais rotas estão apresentando o maior custo por tonelada transportada.
3. 3 insights práticos para reduzir o tempo de ociosidade dos navios.
Dica de ouro: Sempre cite o nome exato de cada aba no seu prompt. Isso ajuda a IA a mapear os dados corretamente e evita que ela misture informações de colunas com nomes parecidos.
O mercado evoluiu muito na análise de dados complexos. Atualmente, três ferramentas se destacam como as melhores para essa finalidade:
| Inteligência Artificial | Forte Principal | Ideal para o seu Cenário? |
|---|---|---|
| ChatGPT Plus (GPT-4o) | Análise Avançada de Dados (Advanced Data Analysis). | Excelente. Ele consegue executar códigos Python em tempo real por trás dos panos para ler planilhas pesadas, criar gráficos e cruzar abas com precisão cirúrgica. |
| Claude 3.5 Sonnet (Anthropic) | Raciocínio lógico impecável e visão de negócios. | Excelente. É considerada uma das melhores IAs para compreender contextos corporativos complexos e gerar resumos executivos extremamente refinados sobre os dados enviados. |
| Microsoft Copilot | Integração nativa com o ecossistema Office. | Muito Boa. Se você utilizar a versão corporativa integrada ao Excel, ele consegue criar fórmulas, formatar dados e gerar insights diretamente dentro do seu arquivo aberto. |
Se o seu objetivo for gerar novas planilhas ou fórmulas complexas do zero, o ChatGPT Plus e o Claude são os mais indicados. Você pode pedir para eles: "Gere uma tabela simulada de custos portuários com base nos seguintes critérios e me forneça o arquivo pronto para download em .xlsx". Eles criarão o arquivo perfeitamente.
Como você atua na gerência de operações, recomendo começar exportando um relatório real em .xlsx, subir o arquivo no ChatGPT ou no Claude e aplicar o prompt estruturado acima. Você vai se surpreender com a qualidade dos insights gerados!
Espero que possa ter lhe ajudado!