como posso pedir para IA analisar uma planilha em excel que tem 3 abas? E qual a melhor IA para gerar dados em excel?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
como posso pedir para IA analisar uma planilha em excel que tem 3 abas? E qual a melhor IA para gerar dados em excel?
Olá, Sonia. Como vai?
Trabalhar com operações marítimas exige lidar com um volume imenso de dados logísticos, rotas e custos, muitas vezes espalhados por diferentes abas. Usar a Inteligência Artificial para consolidar e analisar essas informações é uma excelente estratégia para otimizar a sua rotina de gerência.
Para te ajudar a extrair o melhor resultado possível, vamos dividir sua dúvida em duas partes: como estruturar o pedido e quais as melhores ferramentas do mercado hoje.
O grande segredo aqui é o contexto. Quando uma planilha tem várias abas, as IAs atuais conseguem ler todas elas de uma vez (desde que você envie o arquivo em formatos como .xlsx), mas elas precisam saber como essas abas se relacionam.
A melhor estrutura de prompt para o seu caso segue o framework de Contexto + Papel + Instrução Detalhada:
Agir como: Você é um analista de Business Intelligence sênior especializado em logística e operações marítimas.
Contexto: Estou te enviando uma planilha em Excel que contém 3 abas essenciais para a nossa operação:
- Aba 1 ("Navios"): Contém o cadastro das embarcações, capacidades e status.
- Aba 2 ("Rotas"): Detalha os portos de origem, destino e tempos estimados de viagem (ETA).
- Aba 3 ("Custos"): Registra os gastos com combustível, tarifas portuárias e tripulação.
Instruções: Por favor, analise o arquivo completo cruzando as informações das três abas e me forneça:
1. Um resumo executivo dos gargalos operacionais mais críticos.
2. Quais rotas estão apresentando o maior custo por tonelada transportada.
3. 3 insights práticos para reduzir o tempo de ociosidade dos navios.
Dica de ouro: Sempre cite o nome exato de cada aba no seu prompt. Isso ajuda a IA a mapear os dados corretamente e evita que ela misture informações de colunas com nomes parecidos.
O mercado evoluiu muito na análise de dados complexos. Atualmente, três ferramentas se destacam como as melhores para essa finalidade:
| Inteligência Artificial | Forte Principal | Ideal para o seu Cenário? |
|---|---|---|
| ChatGPT Plus (GPT-4o) | Análise Avançada de Dados (Advanced Data Analysis). | Excelente. Ele consegue executar códigos Python em tempo real por trás dos panos para ler planilhas pesadas, criar gráficos e cruzar abas com precisão cirúrgica. |
| Claude 3.5 Sonnet (Anthropic) | Raciocínio lógico impecável e visão de negócios. | Excelente. É considerada uma das melhores IAs para compreender contextos corporativos complexos e gerar resumos executivos extremamente refinados sobre os dados enviados. |
| Microsoft Copilot | Integração nativa com o ecossistema Office. | Muito Boa. Se você utilizar a versão corporativa integrada ao Excel, ele consegue criar fórmulas, formatar dados e gerar insights diretamente dentro do seu arquivo aberto. |
Se o seu objetivo for gerar novas planilhas ou fórmulas complexas do zero, o ChatGPT Plus e o Claude são os mais indicados. Você pode pedir para eles: "Gere uma tabela simulada de custos portuários com base nos seguintes critérios e me forneça o arquivo pronto para download em .xlsx". Eles criarão o arquivo perfeitamente.
Como você atua na gerência de operações, recomendo começar exportando um relatório real em .xlsx, subir o arquivo no ChatGPT ou no Claude e aplicar o prompt estruturado acima. Você vai se surpreender com a qualidade dos insights gerados!
Espero que possa ter lhe ajudado!