1
resposta

[Dúvida] Análise de Sentimentos com LLMs - Dicas para um bom Notebook?

Olá, pessoal!

Estou na reta final do meu projeto e gostaria de compartilhar o progresso e pedir a opinião de vocês.

As aulas estão incrível e aprendi muito.

Agora, minha dúvida é sobre um feedback que já recebi: Sobre o que faz um notebook ser realmente bom e profissional?

Considerei aspectos como:

Clareza na estrutura (divisão em seções)
Qualidade dos comentários e do texto em Markdown
Reprodutibilidade (uso de random_state, etc.)
Boas práticas de logging

O que mais vocês consideram importante na hora de apresentar um projeto em formato de notebook? Toda sugestão é bem-vinda!

O projeto está no meu GitHub

1 resposta

Olá, Yuri!

Que bacana ver seu empenho e progresso no projeto de análise de sentimentos! Fico feliz que as aulas estejam sendo úteis para você. Sobre o que faz um notebook ser realmente bom e profissional, você já está no caminho certo considerando aspectos importantes como clareza na estrutura, qualidade dos comentários, reprodutibilidade e boas práticas de logging.

Aqui estão algumas sugestões adicionais que podem ajudar a elevar ainda mais a qualidade do seu notebook:

1. Sempre inclua gráficos e visualizações de dados para ilustrar suas análises e deixar com uma melhor visibilidade.

2. Construa uma narrativa (storytelling) que guie o leitor através do seu processo de pensamento. Explique o porquê de cada passo e como ele contribui para o objetivo final do projeto.

3. Além de comentários, considere usar docstrings para funções e classes, explicando o propósito, os parâmetros e o retorno esperado.

4. Reserve uma seção para discutir os resultados obtidos e suas implicações. Isso ajuda a contextualizar a importância das suas descobertas.

5. Inclua referências a artigos, livros ou sites que você utilizou como base para suas análises. Isso demonstra rigor e embasamento teórico.

6. Para tornar o notebook mais interativo, considere o uso de widgets (como os do ipywidgets) para permitir que o usuário interaja com os dados e as visualizações.

Espero que essas dicas sejam úteis para você e que seu projeto continue progredindo bem. Bons estudos e sucesso na sua jornada com a inteligência artificial!

Algumas páginas podem abrir em inglês, caso não se sinta confortável com o idioma, utilize o tradutor automático do seu navegador.

Espero ter ajudado e até mais!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!