1
resposta

[Dúvida] Análise de Dados Para negóciso e greação de Insights

Bom dia!

Participei de uma entrevista ontem e fui questionado sobre a minha capacidade de analisar dados voltados para negócios e gerar insights para impulsionar setores da empresa.

Poderiam me sugerir algum curso mais avançado, específico para esse tema.

Obrigado!

1 resposta

Oi, Alexandre! Como você está?

Existem algumas formas possíveis de você se capacitar para colaborar com a tomada de decisões de uma empresa. Algo a se pensar é como essa habilidade pode se agregar com os conhecimentos que você já tem e o tipo de mercado da área que você se interessa.

Pode ser interessante que você estude Business Intelligence e crie alguma familiaridade com ferramentas como que permitem montar dashboards interativos, como o Power BI, por exemplo. Esse tipo de ferramenta traz muitas possibilidades e pode ser um conhecimento valioso.

Sugiro que dê uma explorada em nosso TechGuide Business Intelligence para conhecer um pouco melhor os conhecimentos que fundamentam essa área.

Porém, pode ser que a demanda por análises e decisões seja suprida com algum conhecimento de como aplicar testes estatísticos. Nesse caso, temos a formação Data Analysis com Google Sheets, que não é avançada, mas conta com conhecimentos valiosos e mostra possibilidades de como fazer previsões e analises com planilhas.

Além disso, se você gostar mais de linguagens de programação, a formação Data Science cobre vários passos importantes de extração, tratamento, análise e visualização de dados, além de criação de modelos, muito úteis para tomada de decisão.

Algo essencial para acompanhar essa skill não é uma habilidade exatamente técnica, mas sim o conhecimento de negócio e uma visão crítica dos fatores que influenciam o mercado. Para isso, a formação Modelagem de dados ajuda a ter uma noção de como observar ou como organizar os dados, e a escola de Inovação e Gestão pode oferecer alguma percepção importante, caso você sinta necessidade de se desenvolver como profissional e expandir seu olhar sobre o funcionamento da empresa.

Alexandre, sei que são muitas indicações, mas a decisão deve ser tomada com carinho por você, de acordo com o que mais faz sentido na sua realidade. Espero ter dado uma ajudinha. Se tiver alguma dúvida, estou por aqui.

Um abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!