Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Analisando Rede

Saudações Colegas,

Estava fazendo aqui as aulas sobre redes e estava na aula 11 sobre Switchs o monitoramento de tráfego de redes. Entretanto não consigo encontrar nenhum protocolo HTTP, apenas QUIC, após acessar páginas da internet. É possível ver esses protocolos mais a fundo? Em sua descrição está Protected Payload.

Agradeço a atenção desde já

Tadeu

2 respostas
solução!

Olá, Tadeu!

Obrigado por compartilhar sua dúvida sobre o monitoramento de tráfego de redes utilizando o Wireshark.

É normal que você não esteja encontrando o protocolo HTTP nos pacotes capturados, pois o Wireshark pode mostrar apenas os protocolos que estão sendo utilizados na sua rede no momento da captura.

No caso do protocolo QUIC que você mencionou, ele é um protocolo de transporte que foi desenvolvido pelo Google para melhorar a velocidade de carregamento de páginas da web. Ele é utilizado principalmente em navegadores como o Google Chrome.

Para analisar os protocolos HTTP mais a fundo, você pode tentar capturar os pacotes enquanto acessa um site específico que utiliza o protocolo HTTP. Dessa forma, você poderá visualizar os pacotes relacionados a esse protocolo e analisar suas características.

Lembre-se também de utilizar os filtros disponíveis no Wireshark para facilitar sua análise. Você pode filtrar os pacotes por protocolo, endereço IP, porta, entre outros critérios. Isso pode ajudar a encontrar os pacotes relacionados ao protocolo HTTP.

Bons estudos!

Olá Lucas,

Inicialmente, agradeço a resposta. Acredito que eu não tenha explicado muito bem o problema, mas a sua resposta me deu a informação para o que deveria ter sido feito. Eu estava tentando obter visualizar os protocolos após entrar em alguns sites, mas o único protocolo novo que aparecia foi o mencionado QUIC. Aplicando o filtro o filtro de HTTP eu não obtive resultados.

Dessa vez eu tentei entrar em mais sites e com o filtro HTTP já aplicado, usando diferentes navegadores e interagindo com muito mais elementos da página consegui achar pacotes relacionados com o protocolo desejado. Acredito que o fato d'eu só ter entrado na página e não ter interagido com nada deve ter reduzido a possibilidade de encontrar alguma coisa.

Agradeço novamente!