Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

[Dúvida] Ambiente Virtual ...

não encontrei, nenhum entendimento nessa aula/video sobre o tema "virtualizaçao",

náo tive exemplos de como é o passo a passo,

apenas citou possíveis/supostos programas

o Docker foi citado mas náo houve aprofundamento do funcionamento

2 respostas

Olá, Marcos! Tudo bem?

Entendo sua frustração ao não encontrar um aprofundamento sobre virtualização na aula que você assistiu.

Existem cursos específicos que abordam a virtualização e o Docker aqui na Alura. Como esse:

Porque de fato a virtualização é um conceito importante, especialmente quando falamos de ambientes de desenvolvimento consistentes, como é o caso no contexto de Machine Learning.

O Docker, que foi mencionado, é uma ferramenta poderosa para criar ambientes virtuais. Ele permite que você crie "containers", que são ambientes isolados, onde você pode instalar tudo o que precisa para rodar seu projeto, como o sistema operacional, versões específicas do Python e bibliotecas necessárias.

Vou deixar um exemplo prático de como você pode começar a usar o Docker:

1. Instalação do Docker: Primeiro, você precisa instalar o Docker no seu sistema. Você pode encontrar instruções detalhadas no site oficial do Docker.

2. Criar um Dockerfile: Este arquivo é como uma receita que descreve como seu ambiente deve ser configurado. Um exemplo básico:

# Use uma imagem base do Python
    FROM python:3.8

# Defina o diretório de trabalho dentro do container
    WORKDIR /app

# Copie o arquivo de requisitos para o diretório de trabalho
    COPY requirements.txt .

# Instale as dependências
    RUN pip install --no-cache-dir -r requirements.txt

# Copie o restante do código da aplicação
    COPY . .

# Comando para rodar a aplicação
    CMD ["python", "seu_script.py"]

3. Construir a imagem Docker: No terminal, navegue até o diretório onde está o seu Dockerfile e execute:

docker build -t meu-ambiente-ml .

4. Rodar o container: Depois de construir a imagem, você pode rodar um container baseado nela:

docker run -it meu-ambiente-ml

Ao usar o Docker, você garante que o ambiente em que seu código está rodando é consistente, independentemente de onde ele está sendo executado, seja na máquina de um cientista de dados, no ambiente de operações ou na nuvem.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

prezado Sr.,

não entendo como sua resposta vai de encontro ao que questionei:

o outro curso, eu sei, tenho conhecimento mas direcionar para outro, não atende

e não tem necessidade de "em formato textão, apresentar o passo a passo pois não creio ser funcional

enfim ...