1
resposta

[Dúvida] Alterar o Workspace retorna um erro de que o diretório ou arquivo é inexistente.

Quando eu altero o Workspace para a pasta onde os arquivos estão com o objetivo de ler o arquivo que contém as palavras, recebo um erro após a compilação, informando que o arquivo ou diretório é inexistente.

/home/vico/.codelite/tmp/vico/codelite-exec.sh: linha 3: /home/vico/Desktop/C++/Alura/avancando_com_c++_entenda_melhor_linguagem/2002-c-plus-plus-projeto-inicial/Forca/Forca/Forca: Arquivo ou diretório inexistente

Até agora, a única maneira que encontrei de fazer com que o arquivo que contém as palavras seja reconhecido é adicionando-o na pasta Debug do meu projeto. Isso está correto? Seria essa uma maneira adequada de trabalhar em um projeto?

Obrigado!

1 resposta

Olá, Raphael! Tudo bem?

Pelo que entendi, você está tendo problemas ao alterar o Workspace no CodeLite para ler um arquivo que contém as palavras do seu projeto em C++. Ao fazer essa alteração, você recebe um erro informando que o arquivo ou diretório é inexistente.

Uma maneira adequada de trabalhar em um projeto é manter os arquivos relacionados a ele dentro da estrutura do projeto. No seu caso, você mencionou que adicionou o arquivo que contém as palavras na pasta Debug do seu projeto e isso funcionou.

No entanto, é importante ressaltar que a pasta Debug é geralmente usada para armazenar os arquivos gerados durante a compilação e não é o local mais adequado para armazenar arquivos de dados do projeto. Uma alternativa seria criar uma pasta chamada "data" ou "resources" dentro do seu projeto e adicionar o arquivo de palavras nessa pasta.

Dessa forma, você pode acessar o arquivo de palavras usando um caminho relativo ao diretório do projeto. Por exemplo, se o seu arquivo de palavras estiver dentro da pasta "data", você pode acessá-lo usando "../data/arquivo_palavras.txt".

Espero que essa sugestão ajude a resolver o seu problema. Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software