Se eu já tiver incluído o primary key no CPF e quiser remover da coluna, como eu faço? E se posteriormente eu quiser selecionar uma outra coluna como primary key?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Se eu já tiver incluído o primary key no CPF e quiser remover da coluna, como eu faço? E se posteriormente eu quiser selecionar uma outra coluna como primary key?
Olá, Roberto! Como vai?
Para remover uma chave primária de uma coluna no SQL Server, você pode usar o comando ALTER TABLE junto com DROP CONSTRAINT.
Primeiro, você precisa saber o nome da constraint da chave primária que deseja remover. Geralmente, ela é nomeada automaticamente pelo SQL Server, mas você pode encontrá-la no design da tabela ou usando uma consulta no catálogo do sistema.
Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:
ALTER TABLE sua_tabela
DROP CONSTRAINT nome_da_constraint;
Se você não souber o nome da constraint, pode usar a seguinte consulta para encontrá-lo:
SELECT name
FROM sys.key_constraints
WHERE type = 'PK' AND parent_object_id = OBJECT_ID('sua_tabela');
Substitua 'sua_tabela' pelo nome da sua tabela.
Após remover a chave primária, você pode definir outra coluna como chave primária usando:
ALTER TABLE sua_tabela
ADD CONSTRAINT nome_nova_constraint PRIMARY KEY (nova_coluna);
Substitua 'nova_coluna' pelo nome da coluna que você deseja definir como chave primária.
Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.
Abraço e bons estudos!