Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Alguém sabe qual o tamanho certo de grid no adobe xd para projetos mobile e desktop?

Olá tudo bem?

Nunca sei qual tamanho de grid eu deveria usar para projetos de mobile e desktop. Já procurei em vídeos e sempre falam o número de quantidade de colunas: 4 para projetos mobile e 12 para desktop (sendo o tamanho da tela 1440). Mas ninguém fala que tamanho deve ser as calhas, a margem e o tamanho das colunas. Usando o adobe XD quando coloco o número de quantidade de colunas ele me gera um numero automático de tudo, mas sinceramente acho as margens muito grandes e o tamanho das colunas muito largas, então eu mudo para ficar um pouco menor e o número de margens e calhas fica todo quebrado, me dá a sensação de que não está muito certo.

Então alguém saberia me dizer qual seria o número correto de margens, calha e tamanho de coluna para um grid de projeto mobile com 4 colunas e um grid para site desktop com 12 colunas (o desktop no caso o tamanho da tela seria 1440 ou 1920)?

3 respostas
solução!

Bom dia Eduarda, tudo bem =D.

Parece chato, mas a resposta em área de criação é sempre essa, não tem certo, o fato de você sentir muito distante e estranho o padrão que o Xd te entrega mostra exatamente isto, vai muito de uma percepção do seu produto, o que você quer para a sua construção.

O que é indicado é você conseguir seguir harmonias nesses valores, por exemplo nessas calhas, margens e valores de espaçamento tente seguir numeros multiplos de 8 pensando na otimização do produto, quanto mais a gente conseguir facilitar para o computador calcular melhor.

Caso estes valores não fiquem visualmente interessante, busque trabalhar com a harmonia visual, numeros que sejam divisiveis pelo tamanho da coluna, se a coluna tem 90px, trabalhar com espaçamentos que no valor total somam 10px ou 15px ou 20px sabe.

De fato não é uma indicação usar números quebrados, 17,55 ou algo do genêro é ruim em várias instâncias, usar esses números quando for premeditado apenas =D

Eu sempre que trabalho com a parte visual para mobile fico na faixa de 10 a 30 px, variando sempre de 5 em 5 para os valores. Mas não é uma regra ^^, afinal não existe uma regra bem definida, o que existe dentro do design, seja UI ou outro segmento é a harmonia visual.

Espero que ajude ^^

Então eu posso utilizar qualquer tamanho de calha, margem e tamanho da coluna desde que os números sejam múltiplos de 8?

Você pode usar qualquer valor desde que ele faça sentido para o seu layout, o fato de ser multiplo de 4 é uma boa prática apenas.

Distancias muito grandes, perdem sentido de unidade e causa estranhamento. Unidades muito pequenas criam uma sensação de objeto único e também causam estranhamento.

Eu seguiria o "convencional" que varia de 10 a 30 px. Mas você tem liberdade de testar.

Continuo reforçando, faça benchmarking, pega referencia, veja os espaçamentos usados em outros ambientes para ter repertório e colocar valores de forma consciente. ^^