2
respostas

[Dúvida] Algúem poderia me dar um exemplo da aplicação das formulas matematicas do backpropagation?

Por favor, algúem poderia me dar um exemplo da aplicação das formulas matematicas do backpropagation? passo a passo?

Eu tenho muita dificuldade em entender as operações matriciais, se possivel, então por isso **gostaria muito de ver um exemplo aplicando as formulas da redes neurais, sem usar notação matricial, ou seja, sem usar operações matriciais. Isso iria me ajudar muito. **

Estrutura de uma rede neural MLP que gostaria de acompanhar passo a passo

Eu gostaria muito de ter um exemplo explicando a propagação e retropropagação parte por parte, pra eu ter como referencia pra estudar e entender melhor. Um exemplo pequeno pra eu entender o passo a passo da propagação e retropropagação, apenas para uma unica amostra ficticia, iria ajudar muito a entender. Eu acho o metodo matricial complicado de acompanhar, e na internet é bem comum o uso dessa forma matricial. Eu sinto a necessidade de um exemplo que ao invés de usar notação de matrizes, aplique a formula elemento a elemento, sem precisar usar a notação de matrizes, para que eu possa acompanhar facilmente no papel, sem usar operações matriciais.

Duvida: Como ficaria a aplicação das formulas sem utilizar a notação de matrizes? Ou seja, na propagação e retropropagação como ficaria a formula elemento e elemento, usando somatórios da matematica? sem usar operações matriciais?

Por favor, se possivel alguem poderia me dar um exemplo assim?, aplicando a fórmula ?

2 respostas

Oii, William! Tudo bem?

É muito legal ver o seu interesse para se aprofundar na matéria para se desenvolver! Para que eu possa te explicar dando um exemplo do que você anseia saber será necessário ter uma base inicial bem consolidada, pois a matemática por trás das redes neurais pode parecer complexa inicialmente, mas lembre-se de que não é necessário entender tudo de uma só vez. Você pode ir progredindo aos poucos, passo a passo.

É importante entender que a compreensão desse assunto requer tempo e prática. Não se cobre demais por não entender tudo de imediato. Com paciência e dedicação, você vai assimilando os conceitos aos poucos. O tema que você nos trouxe poderia ser abordado em um curso e aproveito para te indicar, caso se sinta confortável, de enviar uma Sugestão de curso para a equipe. Para isso, basta ir até o final da página do site da Alura, no canto inferior esquerdo possui algumas opções de interação, escolha Sugira um curso, preencha o formulário e envie para a nossa equipe de conteúdo analisar e adicionar em seus projetos.

Captura de tela ilustrando os passos para encontrar a opçao SUGIRA UM CURSO no final do site da Alura.

No mais, gostaria de recomendar alguns materiais que podem te ajudar nesse processo de aprendizado. Existem livros, pdfs e tutoriais que abordam esses conceitos até o aspecto mais avançado das redes neurais.

Espero que goste e boa leitura! Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Bons estudos, William!

Obrigado Nathalia por compartilhar os links!. Vou ler eles.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software