2
respostas

[Dúvida] Alguém pode me ajudar por favor..... esse ERROR ao inciar sem depurar o RestauranteService

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Olá, Renan. Tudo bem?

Pelo que você descreveu e pela imagem que compartilhou, parece que você está enfrentando um problema ao tentar conectar ao servidor web "RestauranteService". A mensagem de erro "Não foi possível conectar ao servidor Web 'RestauranteService'" indica que o Visual Studio não conseguiu estabelecer uma conexão com o serviço especificado.

Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para tentar resolver esse problema:

  1. Verifique se o serviço está em execução: Certifique-se de que o RestauranteService está sendo executado corretamente. Você pode tentar iniciá-lo manualmente através do Visual Studio usando "Depurar > Iniciar sem depuração", como mencionado no contexto.

  2. Confira as configurações de porta: Verifique se as configurações de porta no launchSettings.json do RestauranteService estão corretas e se a porta especificada não está sendo usada por outro processo.

  3. Verifique o firewall: Certifique-se de que o firewall do seu sistema operacional ou rede não está bloqueando a conexão com a porta em que o RestauranteService está configurado para rodar.

  4. Confira as configurações de rede: Se você estiver em uma rede corporativa ou usando um VPN, pode haver restrições de rede que impedem a conexão. Tente desabilitar temporariamente essas configurações para testar a conexão.

  5. Reinicie o Visual Studio: Às vezes, simplesmente reiniciar o Visual Studio pode resolver problemas de conexão.

  6. Verifique o appsettings.json: Confirme se o endereço configurado no appsettings.json do RestauranteService corresponde ao endereço onde o ItemService está esperando receber as requisições.

Se após seguir essas etapas o problema persistir, pode ser útil verificar os logs de erro do RestauranteService para obter mais informações sobre o que pode estar causando a falha na conexão. Além disso, considere verificar se há alguma atualização pendente para o Visual Studio ou para as bibliotecas .NET que você está utilizando, pois isso também pode influenciar na conectividade entre os serviços.

Espero que essas sugestões ajudem a resolver o problema que você está enfrentando. Bons estudos!

Renan,

No meu caso a aplicação voltou a funcionar quando alterei o server do appsettings do RestauranteService, para localhost, estava como mysql e não tinha conexão.

"RestauranteConnection": "server=localhost...."

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software