4
respostas

Duvida. Algoritmos e Estruturas de Dados

Boa tarde a todos ! Sou novo na área da programação. Por isto, me desculpe se a minha pergunta ofender alguém.

Lógica de programação e Algoritmos e estruturas de Dados são a mesma coisa ?

No aguardo e obrigado,

Irineu.

4 respostas

Boa noite, Irineu!

A sua pergunta é bastante pertinente. O conceito de lógica de programação está relacionado a construção de uma sequência lógica para realizar uma determinada tarefa, ou seja, um algoritmo. Contudo, quando você se refere a algoritmos e estrutura de dados, você está indo além da lógica do algoritmo. Por exemplo, quando o assunto é lista de dados, há diversas formas de estruturá-las e diversos algoritmos clássicos para inserir, ordenar e pesquisar dados nessas listas. Nesse caso, você pode levar em consideração outros aspectos que vão um pouco além da lógica.

A minha explicação foi bem superficial. Caso você queira se aprofundar, certamente existem livros, artigos ou sites sobre o assunto com uma definição bem mais abrangente e formal.

Bem explicado Yan, não tenho nada a dizer, caso precise de ajuda Irineu, só me contactar, o que eu souber, te ajudarei tranquilamente. Saúde a todos!

Olá, Irineu!

Sua dúvida é super pertinente e nos ajuda na reflexão sobre o entendimento dos termos abordados.

Também não sou dá área de programação, mas se entendi corretamente:

Algoritmo é a sequencia lógica de passos que devem ser executadas para alcançar um determinado objetivo.

Lógica de Programação é o conjunto de regras e conceitos utilizados, por uma linguagem de programação, para criação de um código que permita a execução do algoritmo.

Estrutura de Dados é a maneira de armazenar, distribuir e relacionar um conjunto de dados, de forma organizada e sequencial, que ajudam na otimização da execução de uma tarefa, processo.

Espero ter ajudado em algo e saliento que críticas as definições acima são bem-vindas.

Obrigado a todos pelas respostas a minha duvida inicial. Sei que vão aparecer outras, nesta caminhada.