Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Ajuste dos eixos X,Y,Z

Olá. Como posso corrigir? Não consegui ajustar. O meu z está na vertical e o x na horizontal.Eixo X,Y,Z

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
3 respostas
solução!

Oi, Paula. Tudo bem?

Você consegue rotacionar a câmera arrastando o mouse com o botão do scroll pressionado. Outra forma de realinhar é clicando nos próprios indicadores dos eixos.

Uma animação de computador no Blender mostrando um objeto de cubo simples sendo manipulado em um espaço de trabalho de modelagem 3D

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Consegui rotacionar. Até mudou a posição dos eixos no desenho da esquerda. Mas não consegui colocar X para o verde , Y para o eixo azul e z para o eixo vermelho.

eixos

Oi, Paula.

Mesmo que estejamos manipulando um objeto em 3D, a visualização principal ainda acontece em um plano 2D. Isso fica claro pelas duas linhas que você vê na viewport: a verde representa o eixo Y e a vermelha o eixo X. Já o eixo Z, que corresponde à altura, é indicado pela linha azul, mas não aparece desenhado no chão porque aponta para cima ou para baixo (ou para trás e para frente, dependendo o ângulo que olha).

Interface do Blender na vista ortográfica superior, exibindo um cubo central com eixos marcados e opções de painel visíveis na parte superior

Quando você rotaciona o objeto, os eixos locais do modelo acompanham essa rotação. Por isso, eles podem ficar em ângulos diferentes do que você espera. No entanto, a orientação global da cena continua sendo a mesma, ou seja, verde para Y, vermelho para X e azul para Z. Se você clicar no eixo Z do gizmo, a câmera se ajusta para uma visão alinhada a esse eixo, mas a rotação da câmera nesse eixo pode ser limitada.

No seu modelo da casa, os eixos que aparecem na imagem estão corretos em relação à orientação global, então você pode seguir ajustando a posição ou a rotação do objeto sem se preocupar com a cor ou posição dos eixos globais.

Sigo a disposição para esclarecer qualquer dúvida :)