Olá. Como posso corrigir? Não consegui ajustar. O meu z está na vertical e o x na horizontal.
Olá. Como posso corrigir? Não consegui ajustar. O meu z está na vertical e o x na horizontal.
Oi, Paula. Tudo bem?
Você consegue rotacionar a câmera arrastando o mouse com o botão do scroll pressionado. Outra forma de realinhar é clicando nos próprios indicadores dos eixos.
Espero ter ajudado.
Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.
Abraços :)
Consegui rotacionar. Até mudou a posição dos eixos no desenho da esquerda. Mas não consegui colocar X para o verde , Y para o eixo azul e z para o eixo vermelho.
Oi, Paula.
Mesmo que estejamos manipulando um objeto em 3D, a visualização principal ainda acontece em um plano 2D. Isso fica claro pelas duas linhas que você vê na viewport: a verde representa o eixo Y e a vermelha o eixo X. Já o eixo Z, que corresponde à altura, é indicado pela linha azul, mas não aparece desenhado no chão porque aponta para cima ou para baixo (ou para trás e para frente, dependendo o ângulo que olha).
Quando você rotaciona o objeto, os eixos locais do modelo acompanham essa rotação. Por isso, eles podem ficar em ângulos diferentes do que você espera. No entanto, a orientação global da cena continua sendo a mesma, ou seja, verde para Y, vermelho para X e azul para Z. Se você clicar no eixo Z do gizmo, a câmera se ajusta para uma visão alinhada a esse eixo, mas a rotação da câmera nesse eixo pode ser limitada.
No seu modelo da casa, os eixos que aparecem na imagem estão corretos em relação à orientação global, então você pode seguir ajustando a posição ou a rotação do objeto sem se preocupar com a cor ou posição dos eixos globais.
Sigo a disposição para esclarecer qualquer dúvida :)