Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Ajude um formado em Direito a entrar na área do data science e programação

Boa tarde gente!!

Vim aqui em busca de ajuda da comunidade. Sou formado em direito a mais de 8 anos e possuo especialização na área de ciências criminais, mas em momento algum me adentrei na área de data science e programação.

Resolvi entrar no curso de data science por ter enxergado nele uma oportunidade nova de interações, sendo que penso que a análise, tratamento e compilação de dados pode contribuir com minha área de conhecimento. Inclusive já vi artigos em sites de jurídicos apontando que o ramo de "analista de dados jurídicos" é um ramo em crescente demanda e que necessita de profissionais.

Meu problema recai justamente na minha falta total de qualquer conhecimento que me auxilie a entender e me especializar em data science. Não possuo conhecimento algum em programação e meu conhecimento de estatísticas se baseia no que eu aprendi no ensino médio.

Vocês poderiam me auxiliar com um plano ou linha de estudos para que eu possa começar os estudos sem muitos tropeços ?

3 respostas
solução!

Oi, Iago!

Bem-vindo ao universo dos dados! Tenho certeza que, sim, esse campo pode agregar muito ao seu conhecimento em direito.

Para começar, é importante ter em mente que a jornada de aprendizado em data science e programação pode ser desafiadora, mas com dedicação e persistência, você pode alcançar seus objetivos.

Comece aprendendo o básico de programação, como lógica de programação, estruturas de controle (como loops e condicionais) e estruturas de dados. Python é uma ótima linguagem para começar, além de ser amplamente utilizada em ciência de dados.

Como você mencionou que seu conhecimento de estatística é baseado no ensino médio, é importante revisar e aprofundar seus conhecimentos nessa área. Entender conceitos como média, desvio padrão, distribuições e testes estatísticos será fundamental para análise de dados.

Então, você pode aprender a manipular e analisar dados usando bibliotecas como Pandas e NumPy em Python. Essas bibliotecas fornecem ferramentas poderosas para lidar com dados, como filtragem, agregação, limpeza e transformação. Existem também bibliotecas específicas para visualização de dados, como Matplotlib e Seaborn. Com esse conjunto de conhecimentos, você já poderá extrair informações valiosas de dados e comunicá-las com clareza.

Enquanto estuda, seguindo nossos cursos, você pode aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos pessoais que tenham a ver com sua área de formação.

Recomendo que você inicie seus estudos com nossa formação Python para Data Science, que percorre todos os tópicos que mencionei acima. Pratique bastante e se desafie a ir sempre além!

Assim que finalizar a formação, você já terá criado familiaridade com a linguagem e com projetos de analise de dados.

Além disso, aqui na Alura, oferecemos o Tech Guide - um material para realmente guiar uma carreira. Sugiro que explore com carinho os conteúdos recomendados!

Conte conosco sempre que surgirem dúvidas em seu processo de aprendizado, Iago. Estou torcendo por seu sucesso!

Forte abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá, Iago. Tudo bem?

Uma sugestão que dou é estudar primeiramente a formação inicial de Python para Data Science. Aqui na Alura existe também uma formação de Estatística para Data Science que é muito bom. Recomendo começar pelas duas formações. Conforme for estudando, busque informações complementares, principalmente de estatística, para poder compreender melhor os conceitos.

Muito obrigado pela ajuda gente!!

Vou seguir com as recomendações que vocês me passaram!!