Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Ajuda para aprender

Alguém tem alguma dica para aprender melhor a lidar com o AppScript? Não estou conseguindo desenvolver nem o primeiro exercício, está muito frustante e honestamente, gerar código no chatGPT e ficar arrumando não me parece uma boa prática de mercado.

2 respostas
solução!

Oi Gabriel, como você está?

Eu super entendo sua frustração. Aprender a lidar com o Apps Script pode ser muito desafiador no início, mas com prática e paciência, você vai conseguir.

Percebi, pelos cursos que você já completou aqui na plataforma, que você está iniciando em JavaScript, isso é ótimo! Pratique o básico exaustivamente. Estude também o curso Lógica de programação: praticando com desafios da formação A partir do zero: iniciante em programação e não tenha pressa. Aprender uma linguagem de programação é mesmo desafiador e exige muita dedicação, resiliência e dores de cabeça.

Vou te dar algumas dicas para facilitar o seu aprendizado.

Entenda o Problema: Antes de partir para o código, certifique-se de entender bem o que é pedido. No caso da atividade em que você postou esse tópico, você precisa criar uma nova aba com informações específicas sobre os vendedores.

Divida o Problema em Partes Menores: Tente dividir a tarefa em passos menores. Por exemplo:

• Criar uma nova aba chamada "Vendedores".
  • Obter os dados da planilha original.
  • Processar esses dados para encontrar os vendedores únicos, a quantidade total de vendas e a receita total de vendas.
  • Escrever esses dados na nova aba.

Teste e Itere: Teste o seu código em partes. Por exemplo, primeiro crie a aba, depois verifique se você está conseguindo ler os dados corretamente, e assim por diante.

Deixo também como recomendação meu curso preferido de toda a Alura: Aprender a aprender: técnicas para seu autodesenvolvimento. Aprender algumas técnicas desse curso me ajudou demais a passar pelas frustrações de aprender a programar.

Além disso, Gabriel, conte com o fórum quando estiver sentindo dificuldade para entender algum conceito ou dúvida em alguma atividade. Nosso time está aqui para ser um suporte no desenvolvimento de vocês, e fazemos isso com muito carinho.

Abração! Continue praticando e se dedicando.

Muito obrigado!!!! Vou ver esse curso para aprender a aprender rs!