2
respostas

[Dúvida] Ajuda no 1° Exercício de Lógica da Programação.

Pessoal, boa tarde! Tudo bem?

Comecei a aprender programação recentemente e minha atual profissão é administração de empresas, então eu sou crua nesse arte de programar, mas estou peguei pra aprender devido a uma fase de desemprego e eu gostei mais do que imaginava! Rsrs.

Mas vamos para minha duvida, terminei recentemente o primeiro exercício sobre lógica de programação, no entanto, mesmo salvando meu código, não consigo ver diferença nenhuma quando clico no link do site. Eu fiz algo errado? Poderiam me ajudar, por favor. Ou o link realmente não vai mostrar atualização nenhuma, porque é só pra treinar.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Oi ,

Seu código não está rodando porque você está declarando as variáveis nome e idade com let mais de uma vez no mesmo escopo. 😳

Em JavaScript, quando você usa let para declarar uma variável, ela só pode ser declarada uma vez dentro do mesmo bloco de código.

No seu caso, você declarou nome e idade no início do script e depois tentou declará-las novamente usando prompt.

Para corrigir isso, você pode remover as declarações iniciais de nome e idade (linhas 2 e 3) ou remover o let na segunda chamada da variável. 🤔

Como deveria ficar:

alert("Boas vindas ao nosso site!");

let nome = "Lua";
let idade = 25;
let numeroDeVendas = 50;
let saldoDisponivel = 1000;

alert("Erro! Preencha todos os campos");
let mensagemdeErro = "Erro! Preencha todos os campos"; // removi o prompt
alert(mensagemdeErro);

nome = prompt("Nome:"); // removi o let
idade = prompt("Digite sua idade"); // removi o let

if (idade >= 18) {
  alert('Pode tirar a habilitação!');
}

Para saber mais: Declarações e Escopo - Este link da documentação da Mozilla explica como funcionam as declarações de variáveis em JavaScript e seus escopos.

Continue praticando e explorando o mundo da programação! 💪

tux matrix Caso este post o tenha ajudado, marque-o como solucionado ☑️. Bons Estudos! 🤓

Obrigadaaa, Luís!! Vou tentar aqui.