Estou em Linux e não consigo acompanhar o processo do mySQL pelo terminal, estou seguindo a mesma ordem porem em todos os comandos o resultado aparece: "Arquivo ou diretório inexistente" Por acaso teria algum processo que eu tenho que passar antes?
Estou em Linux e não consigo acompanhar o processo do mySQL pelo terminal, estou seguindo a mesma ordem porem em todos os comandos o resultado aparece: "Arquivo ou diretório inexistente" Por acaso teria algum processo que eu tenho que passar antes?
Oi Pedro, tudo bem?
Antes de tentarmos acessar o MySQL pelo terminal, siga estas etapas para garantir que tudo está configurado corretamente:
Verifique se o MySQL está instalado, para isso, execute o comando abaixo para checar a versão do MySQL. Se estiver instalado, o comando retornará a versão do MySQL.
mysql --version
Se o MySQL não estiver instalado, recomendo consultar o artigo Conectando o Workbench ao MySQL no Linux. Certifique de usar a mesma versão mencionada no curso.
O erro "Arquivo ou diretório inexistente" pode ocorrer se o caminho para o executável do MySQL não estiver no PATH. Você pode adicionar o caminho ao seu PATH no arquivo ~/.bashrc
ou ~/.zshrc
, dependendo do shell que você está usando.
Adicione a linha abaixo ao final do arquivo:
export PATH=$PATH:/usr/local/mysql/bin
Após adicionar, recarregue o arquivo de configuração:
source ~/.bashrc
Para acessar o MySQL pelo terminal, use o comando abaixo. Ele solicitará a senha do usuário root
. Se você configurou uma senha durante a instalação, insira-a; caso contrário, pressione Enter.
mysql -u root -p
Gostaria de reforçar que o objetivo desta etapa, que é acessar o MySQL por linha de comando, é apenas didático para mostrar que isso é possível. No entanto, o curso será conduzido utilizando a interface gráfica, portanto, não conseguir realizar este passo não afetará o andamento do curso.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.
Abraços e bons estudos!