3
respostas

[Dúvida] Ajuda com Jupyter

Olá, gostaria de orientação de como ajustar/configurar o Jupyter para ele não atualizar para novas versões automaticamente, para se manter na versão que uso instalado.

3 respostas

Oii, Luiz! Tudo bem?

Você pode desativar as atualizações automáticas usando o gerenciador de pacotes que você utiliza (tipo o pip ou conda).

Vou deixar o tutorial para os dois tipos:

Com o pip

• Criar um ambiente virtual (opcional, mas recomendado):

python -m venv meu_ambiente
    source meu_ambiente/bin/activate  # No Windows: meu_ambiente\Scripts\activate

• Instalar uma versão específica do Jupyter:

pip install jupyter==1.0.0

• Congelar as versões dos pacotes: Crie um arquivo requirements.txt com a versão atual dos pacotes:

pip freeze > requirements.txt

• Instalar pacotes a partir do requirements.txt: No futuro, você pode reinstalar os pacotes com as versões especificadas:

pip install -r requirements.txt

Com o conda

• Criar um ambiente virtual:

conda create --name meu_ambiente python=3.8
    conda activate meu_ambiente

• Instalar uma versão específica do Jupyter:

conda install jupyter=1.0.0

• Congelar as versões dos pacotes: Crie um arquivo environment.yml com a configuração atual do ambiente:

conda env export > environment.yml

• Instalar pacotes a partir do environment.yml: No futuro, você pode recriar o ambiente com as versões especificadas:

conda env create -f environment.yml

Se outra dúvida surgir, estamos por aqui.

Abraços! :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Olá, muito obrigado. Gostaria de saber como fazer quando eu já tenho o Jupyter instalado e não quero que ele atualize.

Luiz,

O Jupyter não faz atualizações automáticas por padrão, mas você pode garantir que ele não seja atualizado acidentalmente ao atualizar outras bibliotecas. Uma maneira de fazer isso é especificar a versão no comando de atualização:

pip install jupyter==VERSAO_DESEJADA --upgrade

Se a dúvida persistir, estamos por aqui :)

Abraços!