Estou desenvolvendo um sistema para distribuir propostas automaticamente entre analistas específicos, utilizando as tecnologias disponíveis no ambiente de trabalho. O objetivo principal é manter o sistema simples, eficiente e funcional, garantindo rapidez na entrada, processamento e comunicação dos dados.
Requisitos do sistema: Banco de Dados:
Tabela SQL existente chamada Distribuida, contendo as propostas. Necessidade de registrar informações adicionais, como: Horários de início e fim. Motivo de término (ex.: "Finalizado Sucesso", "Não atuação por razão diversa", "Não atuação já feito"). Automação:
Uso de Selenium para extrair dados de um sistema legado e atualizar a tabela SQL. Distribuição e Relatórios:
Backend em C# com EPPlus para distribuir propostas e gerar planilhas Excel personalizadas: Gestor: Relatório completo com todas as propostas. Analistas: Relatório individual, contendo apenas suas propostas e suporte para registrar motivos de término. As planilhas devem ser protegidas contra alterações indevidas nos horários registrados. Execução Automática:
Scripts VBS para integrar as ações e automatizar o envio das planilhas. Segurança:
Controle básico de acesso para restringir analistas às suas propostas. Identificadores únicos para associar propostas a analistas. Pontos Importantes:
Tecnologias limitadas (não utilizamos AWS ou soluções na nuvem). O sistema precisa funcionar em máquinas locais e ser de fácil manutenção. Foco em simplicidade e confiabilidade, evitando complexidades excessivas. Minha situação atual: Eu já fiz esse sistema funcionar com VBA conectado ao SQL, mas enfrentei problemas de estabilidade (crashes) e aumento na complexidade, tornando difícil a manutenção. Agora, estou buscando alternativas viáveis para substituir ou complementar essa abordagem, mantendo a simplicidade e eficiência.
Minhas dúvidas principais: Geração e manipulação de planilhas Excel: EPPlus é suficiente, ou há alternativas mais adequadas para lidar com segurança e desempenho? Segurança: Como implementar métodos simples para proteger o acesso dos analistas às suas propostas? Integração com RPA: Qual a melhor forma de conectar o Selenium ao banco SQL para garantir performance e confiabilidade? Não procuro soluções prontas, mas dicas, exemplos ou ideias que possam ajudar em qualquer parte do fluxo. Agradeço a todos que puderem contribuir!