Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Dúvida] [Aitivadade] - Console.log (Aula 02)

Olá, pessoal!

Estou aqui para divulgar o código da atividade apresentada na aula "02. Condicionais e concatenação" com a adicão de linhas com "console.log". Deu certo e rodou direitinho na página da web ;)

alert ('Boas-vindas ao jogo do número secreto!');
let chute = prompt('Escolha um número entre 1 e 10');
console.log('Valor do chute:', chute);
let numeroSecreto = 6;
console.log('Resultado da comparação:', chute == numeroSecreto);
if (chute == numeroSecreto) {
    alert (`Isso aí! Você descobriu o número secreto ${numeroSecreto}`);
} else {
    console.log('Valor do número secreto:', numeroSecreto)
        alert ('Você errou. O número secreto era ' + numeroSecreto);
}

Ainda tenho dúvida sobre qual o papel e necessidade do uso do "console.log" dentro de um código. Alguém poderia me explicar, por favor? Obrigada!

5 respostas

Achei bem prático, fiz quase a mesma coisa, mas usei o seu como inspiração.

Que bacana, Caio! Obrigada pelo comentário :)

Eu tb tenho a mesma duvida que a Ana! Alguém poderia nos ajudar ?

solução!

Oi Ana,

Bem, o método .log() é normalmente é usado para fins de teste, quando você quer ver se o seu código está rodando do jeito que espera. Pois somente onde irá aparecer é no console.

No dia a dia, não vamos deixar o usuário ver o que está escrito no console, pois o mesmo é para beneficio dos desenvolvedores. E pode perceber que quando tem algum erro no nosso código, vai ser informado no console qual o erro e em que linha do código.

Sempre que estiverem com duvida de um conceito do JavaScript, recomendo olhar as documentações. https://www.w3schools.com/jsref/met_console_log.asp

Encontrei o seu método bastante prático e, de fato, utilizei-o como inspiração para a minha própria abordagem. Agradeço por compartilhar suas ideias.