1
resposta

[Dúvida] Ainda estou na duvida em relacao de quando utilizar uma das dua?

Eu sei que essa pergunta minha nao faz muito sentido porem quando eu sei que vou usar alguma dessas estruturas e dependendo da logica.
Porem nao ficou claro para mim ainda em relacao a diferenca das duas.

1 resposta

Olá, Levi, como vai?

A diferença entre while e do...while está no momento em que a condição é verificada. No while, a condição é testada antes de executar o bloco de código. No do...while, o bloco é executado primeiro e a condição só é verificada depois. Isso faz com que o do...while execute pelo menos uma vez, mesmo que a condição já comece como falsa.

Um exemplo com while seria uma situação em que você só quer repetir algo se a condição já for verdadeira desde o início.

let contador = 0;

while (contador < 3) {
  console.log(contador);
  contador++;
}

Nesse caso, se contador começasse com valor 3, o código dentro do while não seria executado nenhuma vez, porque a condição já falharia logo no começo.

Agora um exemplo com do...while, usado quando você precisa executar o código ao menos uma vez, independentemente da condição inicial.

let contador = 3;

do {
  console.log(contador);
  contador++;
} while (contador < 3);

Mesmo com a condição sendo falsa desde o início, o console.log é executado uma vez. Esse tipo de estrutura é comum em situações como mostrar um menu ao usuário ou pedir uma entrada inicial antes de validar se deve repetir.

Em resumo, use while quando a repetição só deve acontecer se a condição for verdadeira desde o começo, e use do...while quando fizer sentido garantir ao menos uma execução do bloco.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado