Eu sei que essa pergunta minha nao faz muito sentido porem quando eu sei que vou usar alguma dessas estruturas e dependendo da logica.
Porem nao ficou claro para mim ainda em relacao a diferenca das duas.
Eu sei que essa pergunta minha nao faz muito sentido porem quando eu sei que vou usar alguma dessas estruturas e dependendo da logica.
Porem nao ficou claro para mim ainda em relacao a diferenca das duas.
Olá, Levi, como vai?
A diferença entre while e do...while está no momento em que a condição é verificada. No while, a condição é testada antes de executar o bloco de código. No do...while, o bloco é executado primeiro e a condição só é verificada depois. Isso faz com que o do...while execute pelo menos uma vez, mesmo que a condição já comece como falsa.
Um exemplo com while seria uma situação em que você só quer repetir algo se a condição já for verdadeira desde o início.
let contador = 0;
while (contador < 3) {
console.log(contador);
contador++;
}
Nesse caso, se contador começasse com valor 3, o código dentro do while não seria executado nenhuma vez, porque a condição já falharia logo no começo.
Agora um exemplo com do...while, usado quando você precisa executar o código ao menos uma vez, independentemente da condição inicial.
let contador = 3;
do {
console.log(contador);
contador++;
} while (contador < 3);
Mesmo com a condição sendo falsa desde o início, o console.log é executado uma vez. Esse tipo de estrutura é comum em situações como mostrar um menu ao usuário ou pedir uma entrada inicial antes de validar se deve repetir.
Em resumo, use while quando a repetição só deve acontecer se a condição for verdadeira desde o começo, e use do...while quando fizer sentido garantir ao menos uma execução do bloco.
Espero ter ajudado.
Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.
Abraços :)