3
respostas

[Dúvida] AI Agent não retorna todos os dados do Sheets

Estou com uma dificuldade na etapa de criar o AI Agent que vai ler a planilha e mandar pro modelo e retornar uma resposta. Não importa o que eu faça, ele sempre manda SÓ a primeira linha da planilha para o modelo. Cheguei a trocar o modelo, dar F5, mudar configs e nada vai. Por conta disso, ele nunca retorna a análise correta, já que ele só tem acesso aos dados da primeira linha.

https://i.imgur.com/eC2HIaI.png -> o output do sheets está correto
https://i.imgur.com/u7rzIL5.png -> na hora de mandar o output do sheets para o modelo, ele só manda a primeira linha

3 respostas

Ola. Pelo que mostram suas capturas de tela, o problema está no ponto em que o nó “AI Agent” recebe os dados do Google Sheets. O que acontece é que o n8n, por padrão, envia apenas um item (a primeira linha) para o próximo nó, a menos que você configure o fluxo para iterar sobre todos os itens ou para consolidar as linhas em um único input.

1. Usar um nó “Item Lists” antes do AI Agent
    Adicione o nó Item Lists e configure-o com a opção Merge Items → Combine All Items Into a Single List.
    Isso transforma todas as linhas retornadas pelo Google Sheets em um único objeto JSON (por exemplo, uma lista com todas as linhas), que o AI Agent pode processar como conjunto de dados.

2. Usar um nó “Function” personalizado
    Se quiser mais controle, insira um nó Function entre o Google Sheets e o AI Agent, com o seguinte código:

return [
      {
        json: {
          dados: items.map(item => item.json)
        }
      }
    ];

Assim, o AI Agent receberá um único campo dados contendo todas as linhas.

3. Conferir a configuração do AI Agent
    Verifique se o campo de entrada do AI Agent está realmente recebendo o valor do nó anterior completo (geralmente {{$json}} ou {{$json["dados"]}}, dependendo de como estruturou a saída anterior).

4. Evitar a execução “por item”
    Se o AI Agent estiver sendo executado dentro de um loop automático (como “Execute Once per Item”), ele só processará um registro. Nesse caso, mude a configuração para “Executar uma vez com todos os dados”.

Esses ajustes garantem que o modelo receba todas as linhas da planilha em uma única requisição e possa gerar uma análise completa.

Mas não faz sentido, porque na aula, o exemplo do professor não precisava fazer nada disso, eu sei que isso é uma opção, mas como o node do sheets está conectado ao AI Agent, ele deveria, por padrão, já ter esse comportamento de percorrer a lista.

Bom, ferramentas mudam todos os dias.