3
respostas

[Dúvida] aditivo e multiplicativa

Boa tarde! Eu não entendi muito bem da parte sobre a sazonalidade aditivo e multiplicativo, pois faltou uma parte que explica como calcular os meses, pq eu apenas copiei e vi que os gráficos não batem no video, então, alguém pode me explicar o resto de como calcula e ter o gráfico certo.

Aguardo sua resposta.

3 respostas

Boa tarde, Nery! Tudo bem por aí?

A sazonalidade aditiva é calculada pela soma da média anual com o aumento esperado nas vendas em um determinado mês.

Já na sazonalidade multiplicativa, é necessário multiplicar a média da série global pelo aumento esperado no mês em questão.

Nós temos um artigo bem completo sobre sazonalidade em geral. Na seção "Tipos de sazonalidade" você pode até encontrar as fórmulas matemáticas para os dois tipos.

Quanto aos gráficos, recomendo que você refaça ou compare as opções selecionadas com as do instrutor. É importante verificar se todas configurações foram corretamente feitas.

Se a dúvida persistir, pode me dar um toque aqui que te ajudo, ok? :)

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Boa tarde, Maria Isabel! Td bem?

A explicação que vc passou, eu já entendi, mas, ainda não consigo entender pq quando faço os gráficos ainda dá erro, e o instrutor não explicou o resto do vídeo de como calcular, vou passar o número da aula dele, se não me engano, acho que é aula 3 video 3.3 que ele explica como vc falou, mas, o número que eu coloquei oq ele passou não bate os gráficos dele, entendeu? É muito número que tem algumas não batem os gráficos, vou inserir as minhas imagens para vc ver a comparação dele do meu gráfico, ok?!Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oii, Nery, tudo bem?

Antes de tudo, peço desculpas pela demora.

Verifiquei a planilha e ela está com os dados corretos. Basta checar nesta atividade a planilha está com os dados certinhos e os gráficos aparentam iguais ao do instrutor. Você pode baixar novamente e testar se retorna assim como o esperado pela videoaula da sazonalidade, por favor?

Se a dúvida persistir, estamos aqui.

Abraços!