1
resposta

[Dúvida] Adicionar linha média no gráfico em phyton

Olá!! Pessoal!!!

Preciso adiconar a média no meu gráfico no valor gasto na saúde por habitante, porém estou com dificuldade. Como que eu posso adicionar uma linha horizontal da média?

Fiz o cálculo da media

gastos_e_populacao_desafio["gasto_por_habitante"].mean()

Meu código está assim:

import matplotlib.ticker as ticker
import matplotlib.pyplot as plt
import seaborn as sns

cores = sns.color_palette("mako",27)

gastos_e_populacao_desafio = gastos_e_populacao_desafio["gasto_por_habitante"].plot(kind="bar", color = cores)
plt.title("GASTOS POR HABITANTE NA SAÚDE BRASILEIRA EM MAIO DE 2023", size= 10)
plt.xlabel("Estados",size=12)
plt.ylabel("Valor Gasto em Reais", size=12)

plt.xticks(rotation=70, ha="right") 

plt.show()
1 resposta

Olá, Isadora Tudo bem?

Você pode adicionar uma linha com a média fazendo as seguintes alterações no código:

import matplotlib.ticker as ticker
import matplotlib.pyplot as plt
import seaborn as sns

# Defina a paleta de cores
cores = sns.color_palette("mako", 27)

# Crie o gráfico de barras
ax = gastos_e_populacao_desafio["gasto_por_habitante"].plot(kind="bar", color=cores)

# Calcule a média
media = gastos_e_populacao_desafio["gasto_por_habitante"].mean()

# Adicione uma linha horizontal para representar a média
ax.axhline(y=media, color='r', linestyle='--', label='Média')

#Formate o título e rótulos dos eixos
plt.title("GASTOS POR HABITANTE NA SAÚDE BRASILEIRA EM MAIO DE 2023", size=10)
plt.xlabel("Estados", size=12)
plt.ylabel("Valor Gasto em Reais", size=12)
plt.xticks(rotation=70, ha="right")

# Adicione uma legenda para a linha da média
plt.legend()

plt.show()

Onde:

• ax: é a variável que armazena o eixo no qual você criou o gráfico de barras.

• axhline: é uma função desse objeto que permite adicionar uma linha horizontal no gráfico.

• y=media: O parâmetro y especifica a posição vertical onde você deseja desenhar a linha horizontal. Neste caso, você deseja desenhá-la na posição da média que você calculou previamente e armazenou na variável media.

• color='r': Este parâmetro define a cor da linha. Aqui, a linha será vermelha porque 'r' é a abreviação da cor vermelha em Matplotlib, mas você pode escolher qualquer cor que fique mais adequada.

• linestyle='--': O parâmetro linestyle determina o estilo da linha. Neste caso, está definido o estilo de linha tracejada ('--').

• label='Média': Este é o rótulo que será associado à linha no gráfico. O rótulo é usado para criar uma legenda no gráfico que descreve o que a linha representa. Neste caso, a legenda está como "Média", indicando que a linha horizontal tracejada representa a média dos gastos por habitante.

• plt.legend(): exibe uma legenda no gráfico

Qualquer dúvida pode nos chamar

Bons estudos :)