Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Achar o nome do container dinamicamente

Fiquei com uma pulga atrás da orelha. Eu entendi que o nome do container tem que ser meu-mongo porque é o nome dado em código. Fiquei pensando se teria uma maneira de buscar esse nome do container dinamicamente, para que se caso alguém mudasse o nome do container no código, por exemplo, a gente não precisaria abrir o código fonte novamente pra saber o novo nome.

Sei que essa provavelmente não é uma dúvida de docker, mais provavelmente seja de bash, mas quis perguntar pra saber se teria uma solução relativamente fácil.

1 resposta
solução!

Olá, Augusto.

Tudo bem?

Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida. Valeu :)

Entendo sua dúvida sobre como encontrar o nome do container dinamicamente, para evitar ter que abrir o código fonte caso ele seja alterado. De fato, essa é uma questão mais relacionada ao Bash do que ao Docker em si.

Uma solução relativamente fácil para isso é utilizar variáveis de ambiente. Você pode definir uma variável de ambiente com o nome do container e, em seguida, utilizá-la no código. Dessa forma, se o nome do container for alterado, você só precisará atualizar o valor da variável de ambiente.

Por exemplo, suponha que você defina a variável de ambiente NOME_CONTAINER com o valor meu-mongo. No código, em vez de utilizar o nome do container diretamente, você pode utilizar a variável de ambiente NOME_CONTAINER. Assim, se o nome do container for alterado para novo-mongo, basta atualizar o valor da variável de ambiente para novo-mongo e o código continuará funcionando corretamente.

Para definir uma variável de ambiente no Bash, você pode utilizar o comando export. Por exemplo, para definir a variável NOME_CONTAINER com o valor meu-mongo, você pode executar o seguinte comando no terminal:

export NOME_CONTAINER=meu-mongo

Em seguida, no código, você pode utilizar a variável de ambiente NOME_CONTAINER da seguinte forma:

nome_container=$NOME_CONTAINER

Dessa forma, o valor da variável nome_container será o mesmo valor definido na variável de ambiente NOME_CONTAINER.

Espero que essa solução te ajude a resolver o problema! Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer.

Espero ter ajudado e bons estudos!