Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Acesso negado para o usuário ''@'localhost' (Primeira Migration)

Olá, tudo bem? Eu estou com esse erro ao tentar rodar a primeira migration. Estou usando um Mac, então em vez do Visual Studio estou seguindo o curso pelo Jetbrains Rider. Tenho o MySQL instalado.

Se alguém puder me ajudar a resolver esse erro e prosseguir o curso, ficarei bastante grato

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Olá Guilherme, tudo bem?

Esse erro geralmente ocorre quando as credenciais de acesso ao banco de dados MySQL não estão configuradas corretamente, no caso de você ter mais um usuário no MySQL esse que você usou na sua "strigng de conexão" não tem permissão para realizar processos no banco de dados. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para resolver o problema:

1. Verifique o arquivo de configuração: Certifique-se de que o arquivo appsettings.json ou o arquivo de configuração correspondente no seu projeto contém as credenciais corretas para acessar o MySQL. O formato deve ser algo assim:

{
      "ConnectionStrings": {
        "DefaultConnection": "Server=localhost;Database=nome_do_banco;User=root;Password=sua_senha;"
      }
    }

2. Usuário e Senha: Verifique se o usuário e a senha estão corretos e se o usuário tem permissão para acessar o banco de dados. Você pode testar isso acessando o MySQL via terminal:

mysql -u root -p

3. Permissões do Usuário: Caso o usuário não tenha as permissões necessárias, você pode concedê-las com o seguinte comando no MySQL:

GRANT ALL PRIVILEGES ON nome_do_banco.* TO 'root'@'localhost' IDENTIFIED BY 'sua_senha';
    FLUSH PRIVILEGES;

4. Reinicie o MySQL: Após alterar as configurações, reinicie o serviço MySQL para garantir que as mudanças sejam aplicadas.

5. Verifique o MySQL Server: Certifique-se de que o servidor MySQL está rodando corretamente. Você pode verificar isso através do MySQL Workbench ou usando o terminal.

Depois de fazer essas verificações e ajustes, tente rodar novamente a migração. Espero que isso resolva o problema!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Fala, @Armano, tudo bom? Na busca por soluções nos fóruns do Stack Overflow, acabei chegando na solução um pouco de ver sua resposta. Era isso mesmo. Muito obrigado.

Um detalhe é que a migration só rodou depois que troquei o nome da ConnectionString, de "FilmeConnection" pra "DefaultConnection". (appsettings.json).

Talvez valha a pena avisar o professor de curso de colocar esse detalhe no material da aula, para caso outra pessoa passe pelo mesmo problema.