1
resposta

[Dúvida] Acesso ao sqlplus via command prompt.

Boa noite. A minha senha do usuário system é a mesma que eu utilizo para acessar o sql developer, porém não consigo acessar o sqlplus via prompt, e isso está interferindo nos meu estudos, é desaniador! Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E se eu mudo a senha aparece isso abaixo

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade O pior é que não há possibilidade de erro de senha, pois utilizo apenas essas duas para esse caso.

1 resposta

Oii, Ailton! Tudo bem?

Desculpa pela demora em respondê-lo.

Sinto muito pelo pela experiência que está passando com esse impedimento, mas vamos juntos resolvê-lo.

Pelo erro apresentado na primeira imagem ORA-12154: TNS: não foi possível resolver o nome do serviço ocorreu devido a tentativa de conectar ao Oracle, porém o nome do serviço não consta no arquivo TNSNAMES.ORA ou não está definido corretamente.

Algumas possíveis soluções para esse cenário que você apresentou é:

  • Verificar se o arquivo TNSNAMES.ORA existe no diretório correto;
  • Verfificar se o nome do serviço ao qual você está tentando estabelecer a conexão está incluso no arquivo TNSNAMES.ORA e se está defino corretamente;
  • Verificar se não há erros de sintaxes no arquivo, caso haja, o arquivo retornará esse erro. Exemplo: se houver colchete aberto sem o colchete correspondente.

Aproveito para recomendar a documentação oficial do PL/SQL que serve como apoio para os estudos além de expandir os conhecimentos.

A página encontra-se em Inglês, mas você pode usar o tradutor do navegador ou clicar com o botão direito do mouse na página e depois escolher a opção "Traduzir para o Português"

Espero ter ajudado.

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software