1
resposta

[Dúvida] Acessibilidade nos manuais de uma pessoa Technical Writer

Me chamo Ana, trabalho com Technical Writer desde 2021, e ao fazer esse curso fiquei com uma dúvida referente a acessilidade. Eu consegui compreender a sua importância para inclusão das pessoas, mas como atuo con manuais do usuários, notas da versão de produto,etc, numa empresa de software, seria ideal ou o certo trabalhar somente com linguagem neutra? Ex: No lugar de falar palavras no masculinos, por exemplo, tentar refazer a frase baseando nos exemplos dados em aula? Obrigada!

1 resposta

Oi, Ana! Tudo bemn?

Que bom que você está se aprofundando em acessibilidade e inclusão no seu trabalho como Technical Writer! A acessibilidade é realmente fundamental para garantir que todos possam entender e utilizar as informações que você produz.

Sobre a sua dúvida, utilizar uma linguagem neutra é uma excelente prática para tornar seus manuais e notas de versão mais inclusivos. Isso não apenas evita a utilização de termos masculinos ou femininos, mas também torna o texto mais acessível para pessoas que não se identificam com esses gêneros.

Aqui estão algumas dicas práticas para você:

1. Evite pronomes de gênero: Em vez de usar "ele" ou "ela", você pode reescrever a frase de forma que não precise de um pronome. Por exemplo, ao invés de "O usuário deve clicar no botão", você pode dizer "Clique no botão".

2. Use termos neutros: Substitua palavras que têm conotação de gênero por termos neutros. Por exemplo, em vez de "usuário" ou "usuária", você pode usar "pessoa usuária".

3. Reformule frases: Muitas vezes, reescrever a frase pode ajudar a evitar termos de gênero. Por exemplo, ao invés de "O desenvolvedor deve revisar o código", você pode dizer "A revisão do código deve ser feita".

4. Consistência: Mantenha a linguagem neutra de forma consistente em todos os seus documentos para que a leitura seja fluida e inclusiva.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui!

Beijos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!