Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Acessibilidade (e sugestão)

Pensando no ponto de acessibilidade vejo que o banheiro e o caixa deveriam estar no primeiro andar, pois ambos de acesso importantíssimo para todos os possíveis consumidores. Por isso se fosse possível colocaria um quinto protótipo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Pois aqui além de todas as necessidades e produtos principais no primeiro andar (banho e tosa e a ração), temos atrativos que mantem os clientes entretidos como outros animais (peixes e pássaros). Os brinquedos também foram colocados estrategicamente em frente a janela de banho e tosa pois possíveis clientes talvez se sintam mais interessados a comprarem conforme veem seu pet.

No segundo andar escolhi colocar o depósito pois não é algo que tem acesso a todo momento, e também as categorias de higiene, medicamentos e acessórios, pois estas não são compras recorrentes e não precisaria necessariamente estar na visão dos clientes.

Entendo que esse protótipo também não "leva" o cliente para o segundo andar, mas achei que ficaria mais acessível dessa forma pensando naqueles que possuem mobilidade reduzida seja pela idade ou por outras questões.

1 resposta
solução!

Olá, Beatriz! Tudo bem?

Sua sugestão é realmente interessante e mostra uma preocupação válida com a acessibilidade. Parabéns!!!!

Na imagem que você compartilhou, é possível ver que o primeiro andar foi pensado para incluir o banho e tosa, a seção de peixes, pássaros, rações e brinquedos, além do caixa. Essa disposição permite que os serviços mais procurados e essenciais estejam facilmente acessíveis, o que é um excelente ponto de partida para a inclusão. Além disso, a localização estratégica dos brinquedos em frente à janela do banho e tosa é uma ótima ideia para engajar os clientes enquanto aguardam o serviço para seus pets.

No segundo andar, você optou por colocar o depósito, acessórios, medicamentos e higiene, que são itens menos procurados no dia a dia. Isso faz total sentido!

É importante mencionar que, embora o segundo andar tenha seções menos visitadas, ainda é necessário pensar em estratégias para atrair clientes para lá, talvez com promoções ou sinalizações que destaquem essas áreas. Além disso, é essencial garantir que haja uma forma acessível de subir ao segundo andar, como um elevador ou uma rampa, para que a acessibilidade seja mantida em toda a loja.

Sua abordagem é um bom exemplo de como o design thinking pode ser aplicado para melhorar a experiência de clientes e a funcionalidade do espaço, mantendo a inclusão como um dos pilares do projeto.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui!

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software