Oi Vitória, tudo bem?
Essa é uma ótima observação. Realmente, se houve um aumento nas vendas da primeira para a segunda semana, isso indica que houve uma aceleração nesse período.
Mas, na forma como estamos calculando a aceleração nesta aula, estamos medindo a variação da velocidade entre as semanas. Ou seja, estamos olhando para como a velocidade das vendas está mudando ao longo do tempo.
Para calcular a aceleração da segunda semana, precisaríamos comparar a velocidade da segunda semana com a velocidade da primeira semana. Mas, como não temos dados anteriores à primeira semana, não conseguimos calcular a velocidade na primeira semana e, consequentemente, não conseguimos calcular a aceleração na segunda semana.
É como se estivéssemos tirando uma foto da velocidade a cada semana e, para ver a aceleração, precisamos comparar duas fotos seguidas para ver como a velocidade mudou.
Uma forma de pensar nisso é que estamos calculando a aceleração entre as semanas, e não a aceleração na primeira semana. Se quiséssemos calcular a aceleração na primeira semana, precisaríamos de dados de um período anterior à primeira semana.
Espero que isso ajude a esclarecer!
Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!