No caso, eu só vou usar o valor abs quando e z for negativo? por descuido eu esqueci de inserir o z negativo que é aproximadamente -4.11, e sendo positivo 4.11 deu o valor correto.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
No caso, eu só vou usar o valor abs quando e z for negativo? por descuido eu esqueci de inserir o z negativo que é aproximadamente -4.11, e sendo positivo 4.11 deu o valor correto.
Ei! Tudo bem, William?
Não se usa o abs só quando o z é negativo, mas sim para garantir que está trabalhando com a distância em relação à média, independentemente do lado.
No teste bicaudal, o que importa é o quão “longe” o valor está do centro, não se está à esquerda (negativo) ou à direita (positivo). Por isso, usar abs(z) é uma forma segura de sempre pegar esse valor positivo.
No seu caso, como a distribuição normal é simétrica, usar z = 4.11 ou z = -4.11 dá o mesmo p-valor quando você faz:
2 * (1 - norm.cdf(...))
Então você acabou acertando mesmo sem perceber, rs.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe conosco.