1
resposta

[Dúvida] Abertura de CNPJ momento ideal

boa tarde, no caso de uma empresa que ja é diretamente com o consumidor final, o ideal é ver se o produto vai ter demanda primeiro? eu nao posso ter problema em ofertar e o produto ter uma demanda inicial com alguns clientes e eu nao ter o CNPJ?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, Romulo! Boa tarde!

Essa é uma dúvida muito comum entre empreendedores que estão começando. A abertura de um CNPJ é um passo importante, mas pode ser estratégico esperar um pouco para entender melhor a demanda do seu produto.

Se você está testando o mercado e ainda não tem certeza sobre a demanda, pode ser interessante começar de maneira informal, por exemplo, como um MEI (Microempreendedor Individual) assim que perceber que a demanda está crescendo. Isso permite que você valide sua ideia com alguns clientes antes de formalizar a empresa, minimizando riscos e custos iniciais.

É importante considerar que operar sem CNPJ pode limitar algumas operações, como emitir notas fiscais, abrir conta bancária empresarial, entre outros. Além disso, dependendo do tipo de produto ou serviço, você pode precisar de um CNPJ para estar tudo certo segundo a legislação vigente.

Por isso, uma boa prática é avaliar o seu modelo de negócio, o volume de vendas esperado e as exigências legais do seu setor. Assim, você poderá tomar uma decisão mais informada sobre o momento indicado para abrir seu CNPJ.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Até mais, Romulo!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!