Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Aba Publicidade GA4 e Parâmetros de eventos

Olá, tudo bem?

Essa parte de Publicidade e "Caminhos de conversão", os dados exibidos são apenas de campanhas feitas no Google Ads ou também aparecem informações de Social Ads? Se alguém puder me explicar onde posso verificar o desempenho de campanhas das mídias sociais no GA4 seria ótimo. Já fiz campanhas de tráfego no Facebook Ads com parâmetros de URL (UTM), porém quando chego no GA4 não sei onde procurar corretamente as informações.

Outra dúvida que tenho é em relação aos parâmetros dos eventos, como e onde verifico qual título de vídeo, por exemplo, está sendo mais assistido no meu site? Já fiz algumas configurações nos eventos, porém não sei onde procurar as informações.

Se tiverem outro curso aprofundando mais sobre esse assunto, tenho interesse em assistir. Aliás, parabenizo a didática dos professores da Alura, já tem me ajudado bastante.

Agradeço desde já!

1 resposta
solução!

Olá, Mylena! Como vai?

Vamos lá, você tem duas perguntas bem interessantes sobre o Google Analytics 4 (GA4) e eu vou tentar esclarecer ambas.

Primeiramente, sobre a aba de "Publicidade" e "Caminhos de conversão", os dados exibidos são de todas as fontes de tráfego que levam ao seu site, não apenas do Google Ads. Isso inclui o tráfego de Social Ads, como Facebook Ads, desde que você tenha configurado corretamente os parâmetros UTM nas URLs das suas campanhas. Para verificar o desempenho das campanhas das mídias sociais no GA4, você pode ir em "Aquisição" > "Visão geral" e depois clicar em "Mídia social" na seção "Canais". Lá, você verá o desempenho de cada rede social em termos de usuários, sessões, duração média da sessão, entre outros.

Em relação à sua segunda pergunta, sobre como verificar qual título de vídeo está sendo mais assistido no seu site, você precisa primeiro garantir que está rastreando eventos de visualização de vídeo no GA4. Se você já fez isso, pode ir em "Engajamento" > "Eventos". Lá, você deve ver um evento chamado "visualização de vídeo"(ou algo similar, dependendo de como você configurou). Clicando nesse evento, você verá os detalhes, incluindo os títulos dos vídeos assistidos.

Agora, se você ainda não configurou o rastreamento de eventos de visualização de vídeo, você precisará fazer isso primeiro. Existem várias maneiras de fazer isso, dependendo de como os vídeos estão incorporados no seu site. Se você estiver usando o YouTube, por exemplo, pode usar o Google Tag Manager.

Pode ser que essas instruções não resolvam completamente suas dúvidas, pois o GA4 é uma ferramenta complexa e cada caso pode requerer uma solução única. No entanto, espero que essas orientações te ajudem a encontrar as informações que você está procurando.

Sobre cursos mais aprofundados, a Alura tem vários cursos sobre Google Analytics e Google Tag Manager que podem te ajudar a entender melhor essas ferramentas. Você pode digitar o termo desejado em nossa lupa de pesquisa e verificar o que mais especificamente você procura.

Ficamos felizes que esteja gostando. Espero que outras pessoas possam dar mais alternativas às suas dúvidas aqui.

Bons estudos!

Mylena, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software