Durante a aula, me pareceu que algumas especialidades tem funções muito próximas. No entanto, para mim ficou confusa a diferença entre UX Writer e Estrategista de conteúdo.
Durante a aula, me pareceu que algumas especialidades tem funções muito próximas. No entanto, para mim ficou confusa a diferença entre UX Writer e Estrategista de conteúdo.
É normal confundir as duas áreas, porque elas são muito próximas e uma depende da outra. Vou tentar explicar do jeito que eu entendi.
Estrategista de Conteúdo: Define O QUÊ a empresa vai falar, PARA QUEM e POR QUÊ. Ele cria o plano geral, a visão macro.
UX Writer: Define COMO falar isso dentro do produto. Ele escreve as palavras exatas dos botões, menus e mensagens de erro para guiar o usuário.
Pensa que o Estrategista desenha o mapa, e o UX Writer escreve as pistas e as placas no caminho para você não se perder.
Então sim, o UX Writer aplica a estratégia, mas seu foco é o texto da interface. Em times pequenos, a mesma pessoa costuma fazer os dois papéis.