Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] A Netflix e Youtube utilizam UDP como protocolo para renderizar todos tipos de vídeos?

Bom Dia!!

Eu tinha estudado um pouco sobre redes e estava revisando o conteúdo e a parte dos usos de TCP e UDP me deixou em dúvida, da primeira vez que eu estudei esse conteúdo eu tinha interpretado que UDP é principalmente utilizado pra transmissões que precisam ser simultâneas e que não faz mal perder um pacote ou outro, por exemplo uma partida de Valorant, durante uma Live na Twitch, ou seja em contextos em que se eu perder alguns pacotes não faz sentido eu querer recuperá-los, mas durante a aula é dito que UDP é utilizado pra vídeos em geral, só que na minha cabeça faz mais sentido utilizar TCP pra garantir a entrega dos pacotes e ir acumulando eles num Buffer mesmo que demore um pouco mais pra carregar mas que garanta a entrega dos pacotes e que não quebre o Legendas, Qualidade, etc... Eu tinha usado o Chat GPT pra tentar tirar essa dúvida e ele concordou que normalmente UDP é utilizado pra vídeos simultâneos, a dúvida é: UDP é utilizado somente pra um contexto de transmissão simultânea, como vídeochamadas no Zoom, Lives, Jogos Online ou ele realmente serve para qualquer contexto que envolva vídeos?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta
solução!

Oi Guilherme, tudo bem? 😊

Sua dúvida é muito pertinente e mostra que você está pensando criticamente sobre o assunto. 🤔

Você está correto em sua interpretação inicial sobre o UDP.

Ele é ideal para transmissões em tempo real, onde a baixa latência é crucial e a perda ocasional de pacotes é aceitável.

Isso inclui jogos online, chamadas de vídeo (como Zoom) e transmissões ao vivo (como Twitch).

Nesses cenários, retransmitir um pacote atrasaria a comunicação e seria pior do que simplesmente perdê-lo.

Para serviços de streaming sob demanda como Netflix e YouTube, a situação é um pouco mais complexa.

Tradicionalmente, esses serviços utilizam principalmente HTTP (que roda sobre TCP) para entregar o conteúdo de vídeo.

O TCP garante a entrega confiável de todos os pacotes, o que é essencial para a qualidade do vídeo, legendas e áudio.

Ele permite que o player acumule os dados em um buffer, garantindo uma reprodução contínua e sem falhas, mesmo que demore um pouco mais para carregar inicialmente.

No entanto, o cenário está evoluindo.

Muitos serviços, incluindo o YouTube, estão adotando o protocolo QUIC (Quick UDP Internet Connections).

O QUIC é um protocolo de transporte que roda sobre UDP, mas incorpora recursos de confiabilidade e controle de congestionamento semelhantes aos do TCP.

Ele oferece vantagens como menor latência de conexão e melhor desempenho em redes com perda de pacotes.

Então, para resumir: para transmissões em tempo real, o UDP puro ou protocolos baseados em UDP (como RTP) são comuns.

Para streaming de vídeo sob demanda, a confiabilidade é fundamental, e isso é geralmente alcançado com TCP ou com protocolos mais modernos como QUIC, que constroem essa confiabilidade sobre o UDP.

Sua intuição sobre a necessidade de garantir a entrega para não quebrar legendas e qualidade está correta para o contexto de streaming sob demanda. 👍

🎓 Para saber mais: