1
resposta

[Dúvida] A minha maquina me disponibiliza um IP? , mas se eu acessar a internet meu roteador me da outro IP?

A minha maquina me disponibiliza um IP? , mas se eu acessar a internet meu roteador me da outro IP?

1 resposta

Olá, Bruno!

Quando você conecta seu dispositivo a uma rede local, como a sua rede doméstica, o seu roteador atribui um endereço IP privado para o seu dispositivo. Esse IP é usado para identificar o seu dispositivo dentro da rede local. Por exemplo, pode ser algo como 192.168.1.10.

Por outro lado, quando você acessa a internet, o seu roteador utiliza um endereço IP público para se comunicar com o mundo externo. Esse IP público é atribuído pelo seu provedor de internet (ISP) e é o que os sites e serviços online veem quando você os acessa. Assim, todos os dispositivos da sua rede local compartilham o mesmo IP público quando acessam a internet.

Então, resumindo: dentro da sua rede local, seu dispositivo tem um IP privado atribuído pelo roteador. Quando você acessa a internet, o roteador usa um IP público para se conectar ao mundo externo.

Bons estudos!