3
respostas

[Dúvida] A função não funciona.

Alguém pode me ajudar? Tentei fazer como estava na aula, mas aqui não aparece Olá Ana, e não entendo o que estou fazendo errado.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Ignora... consegui Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Boa tarde Diva, tudo bem com você?

Na sua função saudacao está faltando uma indentação.

O que é indentação?

Na programação utilizamos blocos de códigos que serão executados, um exemplo é a função, tudo que estiver dentro da função (bloco de código) será executada a partir do momento que "chamarmos" essa função.

Em algumas linguagens esses blocos de código são limitados por {} (chaves), no caso do python esses blocos de código são formados pela indentação.

A indentação no python pode ser dada de algumas maneiras, 2 espaços (espaços que nós damos para separar uma palavra da outra) ou 4 espaços (o mais comum e recomendado).

IMPORTANTE Se você assumir que a primeira instrução da sua função nome = input('qual o seu nome? ') tiver 4 espaços toda e qualquer instrução que vier depois dela também precisa desses 4 espaços para que ela esteja dentro do seu bloco de código.

Agora o que é a indentação de fato. É esse espaço dado à esquerda no seu código, como você pode observar na sua função é esse espaço antes da variável nome.

Sabendo o que são blocos de código (que uma função possui um bloco de código) e que no python ele é feito com a indentação, podemos observar no seu código que a declaração print(f'Olá {nome}') está fora do seu bloco de código, por não ter a indentação.

Por isso quando você "chama a função" na linha seguinte, nada acontece.

Para corrigir isso você precisa indentar a instrução print para que ele esteja dentro da função. Clique com o mouse logo antes da palavra print para que o cursor fique antes da palavra print e aperte a tecla TAB, para ficar assim:

def saudacao():
    nome = input('qua o seu nome? ')
    print(f'Olá {nome}')

Aqui tem um artigo que fala sobre indentação no código python. https://excript.com/python/indentacao-python.html

Espero ter ajudado.

Boa tarde, também não consigo executar a minha função

def saudacao(): nome = imput('qual o seu nome?') print(f'olá {nome}')

saudacao()