Alguém pode me ajudar? Tentei fazer como estava na aula, mas aqui não aparece Olá Ana, e não entendo o que estou fazendo errado.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Alguém pode me ajudar? Tentei fazer como estava na aula, mas aqui não aparece Olá Ana, e não entendo o que estou fazendo errado.
Ignora... consegui
Boa tarde Diva, tudo bem com você?
Na sua função saudacao está faltando uma indentação.
O que é indentação?
Na programação utilizamos blocos de códigos que serão executados, um exemplo é a função, tudo que estiver dentro da função (bloco de código) será executada a partir do momento que "chamarmos" essa função.
Em algumas linguagens esses blocos de código são limitados por {} (chaves), no caso do python esses blocos de código são formados pela indentação.
A indentação no python pode ser dada de algumas maneiras, 2 espaços (espaços que nós damos para separar uma palavra da outra) ou 4 espaços (o mais comum e recomendado).
IMPORTANTE
Se você assumir que a primeira instrução da sua função nome = input('qual o seu nome? ') tiver 4 espaços toda e qualquer instrução que vier depois dela também precisa desses 4 espaços para que ela esteja dentro do seu bloco de código.
Agora o que é a indentação de fato. É esse espaço dado à esquerda no seu código, como você pode observar na sua função é esse espaço antes da variável nome.
Sabendo o que são blocos de código (que uma função possui um bloco de código) e que no python ele é feito com a indentação, podemos observar no seu código que a declaração print(f'Olá {nome}') está fora do seu bloco de código, por não ter a indentação.
Por isso quando você "chama a função" na linha seguinte, nada acontece.
Para corrigir isso você precisa indentar a instrução print para que ele esteja dentro da função. Clique com o mouse logo antes da palavra print para que o cursor fique antes da palavra print e aperte a tecla TAB, para ficar assim:
def saudacao():
nome = input('qua o seu nome? ')
print(f'Olá {nome}')
Aqui tem um artigo que fala sobre indentação no código python. https://excript.com/python/indentacao-python.html
Espero ter ajudado.
Boa tarde, também não consigo executar a minha função
def saudacao(): nome = imput('qual o seu nome?') print(f'olá {nome}')
saudacao()