1
resposta

[Dúvida] A função "movimentaCarro" não funciona, mas não acusa erro, alguém pode me ajudar?

//Imagens
let imagemDaEstrada;
let imagemDoAtor;
let imagemCarro1;
let imagemCarro2;
let ImagemCarro3;

//Variaveis do carro
let xCarro1 = 400;
let yCarro1 = 40

function preload(){
  imagemDaEstrada = loadImage("estrada.png");
  imagemDoAtor=loadImage("ator-1.png");
  imagemCarro1 =loadImage("carro-1.png");
  imagemCarro2 = loadImage("carro-2.png");
  imagemCarro3 = loadImage("carro-3.png");
}

function setup() {
  createCanvas(500, 400);
}

function draw() {
  background(imagemDaEstrada);
  mostaAtor();
  mostraCarro(imagemCarro1,xCarro1,yCarro1);
  movimentaCarro(xCarro1);

}

function mostaAtor(){
image(imagemDoAtor,100,366,30,30);  
}

function mostraCarro(imagem,xCarro,yCarro){
 image(imagem,xCarro,yCarro,50,40); 
}

function movimentaCarro(xCarro){
  xCarro -= 2;
}
1 resposta

Oi Gus, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em te trazer uma resposta.

Para que a movimentação do carro funcione precisamos fazer algumas pequenas alterações no seu código.

No draw(), retire o parâmetro xCarro1 da função movimentaCarro(). Ele não será necessário.

function draw() {
  background(imagemDaEstrada);
  mostaAtor();
  mostraCarro(imagemCarro1,xCarro1,yCarro1);
  movimentaCarro();
}

Na função movimentaCarro(), retire o parâmetro e adicione o número 1 para identificar a variável, assim:

function movimentaCarro(){
  xCarro1 -= 2;
}

Agora o carrinho deve se movimentar normalmente!

No decorrer do curso você aprenderá formas mais legais ainda de fazer essa movimentação acontecer, através de listas e laços de repetição.

Espero ter ajudado, Gus. Estou à disposição.

Abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!