Difícil encontrar palavras para substituir ou até mesmo mudar o modo de se expressar, pois a diferença é sutil demais, fico pensando se é perceptível para outro.... O quão efetiva é essa mudança.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Difícil encontrar palavras para substituir ou até mesmo mudar o modo de se expressar, pois a diferença é sutil demais, fico pensando se é perceptível para outro.... O quão efetiva é essa mudança.
Olá, Malmeida! Como vai?
Entendo sua preocupação, realmente, a mudança na forma de se expressar pode parecer sutil, mas é muito significativa. A comunicação não violenta (CNV) é uma forma de se expressar que busca criar uma conexão empática com o outro. Ao substituir palavras que expressam como interpretamos os outros por palavras que expressam como nos sentimos, estamos criando um espaço para o diálogo e a compreensão mútua.
Por exemplo, em vez de dizer "Você me ignorou", que é uma interpretação do comportamento do outro, podemos dizer "Eu me senti negligenciado", que expressa como nos sentimos em relação a uma situação.
A efetividade dessa mudança pode variar de pessoa para pessoa e de situação para situação, mas em geral, a CNV pode ajudar a evitar mal-entendidos, conflitos e a criar um ambiente de respeito e compreensão. É uma prática que requer tempo e paciência para ser incorporada, mas que pode trazer benefícios significativos para as nossas relações.
Espero ter ajudado e bons estudos!