1
resposta

[Dúvida] A diferença é muito sútil

Difícil encontrar palavras para substituir ou até mesmo mudar o modo de se expressar, pois a diferença é sutil demais, fico pensando se é perceptível para outro.... O quão efetiva é essa mudança.

1 resposta

Olá, Malmeida! Como vai?

Entendo sua preocupação, realmente, a mudança na forma de se expressar pode parecer sutil, mas é muito significativa. A comunicação não violenta (CNV) é uma forma de se expressar que busca criar uma conexão empática com o outro. Ao substituir palavras que expressam como interpretamos os outros por palavras que expressam como nos sentimos, estamos criando um espaço para o diálogo e a compreensão mútua.

Por exemplo, em vez de dizer "Você me ignorou", que é uma interpretação do comportamento do outro, podemos dizer "Eu me senti negligenciado", que expressa como nos sentimos em relação a uma situação.

A efetividade dessa mudança pode variar de pessoa para pessoa e de situação para situação, mas em geral, a CNV pode ajudar a evitar mal-entendidos, conflitos e a criar um ambiente de respeito e compreensão. É uma prática que requer tempo e paciência para ser incorporada, mas que pode trazer benefícios significativos para as nossas relações.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.