Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] A criação de uma mascara com o poligono não esta funcionando

Quando realizo a seleção do poligono segurando a tecla Ctrl e em seguida seleciono a camada do modelo 1, a mascara de camada criada não absorve o formato do poligono.

1 resposta

Olá, Pedro. Como vai?

Essa dúvida sobre máscaras de camada e objetos geométricos é muito comum quando estamos iniciando no Photoshop! O comportamento que você descreveu costuma acontecer por conta de um pequeno detalhe na forma como o Photoshop interpreta as seleções de camadas de vetor (formas geométricas) ou devido ao local exato do clique no painel de camadas.

Para resolver o seu problema, vou te apresentar duas alternativas. A primeira corrige o fluxo de seleção que você tentou fazer, e a segunda apresenta um recurso que é considerado uma das melhores práticas no Photoshop para esse tipo de tarefa.

Método 1: Corrigindo a Máscara por Seleção

Para que a máscara de camada herde o formato exato do polígono usando o atalho da tecla Ctrl, certifique-se de seguir estes passos detalhados:

  1. No painel de camadas, localize a camada do seu polígono.
  2. Segure a tecla Ctrl (ou Cmd se estiver utilizando o Mac) e clique exatamente sobre a miniatura da camada (o pequeno ícone quadrado com o desenho do polígono, e não sobre o nome da camada).
  3. Certifique-se de que a linha pontilhada piscante (as linhas de seleção) apareceu ao redor do seu polígono na tela de pintura. Se essa seleção pontilhada não estiver visível, a seleção não foi carregada.
  4. Com a seleção pontilhada ativa no seu documento, dê um clique simples sobre a camada modelo 1 para selecioná-la.
  5. Clique no ícone de Adicionar Máscara de Camada (o botão de um retângulo com um círculo cinza no meio, localizado na base do painel de camadas).

Se você seguiu esses passos e mesmo assim a máscara ficou totalmente branca ou preta (sem o formato do polígono), é provável que o Photoshop tenha interpretado o seu polígono como um demarcador de vetor ativo e não como pixels de seleção.


Método 2: Usando a Máscara de Corte (Clipping Mask) — Recomendado

Para trabalhar com imagens que devem preencher formas geométricas, o Photoshop possui um recurso muito mais dinâmico e totalmente não destrutivo chamado Máscara de Corte (ou Clipping Mask). Ele evita que você precise carregar seleções pontilhadas. Para utilizá-lo:

  1. No painel de camadas, posicione a camada da sua imagem (modelo 1) diretamente acima da camada do polígono.
  2. Clique com o botão direito do mouse sobre a camada do modelo 1.
  3. No menu suspenso que aparecer, selecione a opção Criar Máscara de Corte (ou utilize o atalho de teclado: segure a tecla Alt, posicione o cursor do mouse exatamente na linha divisória entre as duas camadas no painel e clique uma vez).

Vantagem deste método: O polígono continuará sendo um elemento vetorial totalmente editável. Se você decidir ajustar o tamanho do polígono, rotacioná-lo ou alterar os seus pontos de vértice no futuro, a imagem do modelo 1 se adaptará ao novo formato de maneira automática, sem que você precise refazer nenhuma máscara do zero.

Tente aplicar o Método 2 no seu projeto, pois ele costuma ser a solução ideal e mais flexível para as atividades que envolvem objetos geométricos.

Espero que possa ter lhe ajudado!