<canvas width = "600" height = "400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector("canvas");
var pincel = tela.getContext("2d");
pincel.fillStyle = "grey";
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var cores = ["blue", "red", "green"]
var corAtual = 0;
var raio = 10
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(evento.shiftKey && evento.altKey) {
alert("Só aperte um por vez, por davor!!")
}
if(evento.shiftKey && raio + 10 <= 40) {
raio = raio + 10;
}
if(evento.altKey && raio - 5 >= 10) {
raio = raio - 5;
}
pincel.fillStyle = cores[corAtual];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log("posição do clique : " + x + ", " + y);
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
function mudaCor() {
corAtual ++;
if(corAtual >= cores.lenght) {
corAtual = 0;
}
return false;
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>