Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] A API do ChatGPT é paga?

Olá, pessoal da Alura!

Me deparei com uma questão que está me deixando um pouco confuso: os custos e limites da API.

A situação é a seguinte: durante minhas pesquisas, conversei com o próprio ChatGPT, e as respostas foram contraditórias. Em alguns momentos, ele me informou que a API é paga, em outros, que não há custos, mas que existem limites de uso. Além disso, a explicação durante as aulas não foi totalmente clara para mim, e encontrei vídeos que mencionam a necessidade de pagamento para utilizar a API.

Gostaria de saber se alguém aqui na comunidade Alura poderia me ajudar a esclarecer essa questão. A API do ChatGPT é paga? Se sim, quais são os custos envolvidos e como eles são calculados? Existem limites de uso, e como eles funcionam?

Agradeço antecipadamente a atenção e a ajuda de todos.

2 respostas
solução!

A API do ChatGPT é paga, com custos baseados no número de tokens processados (entrada e saída). O preço varia conforme o modelo (GPT-3.5 é mais barato que o GPT-4). Existem limites de uso, como a quantidade de tokens mensais ou requisições por segundo, e a API oferece diferentes planos, incluindo uma cota gratuita mensal.

A confusão pode vir da diferença entre o uso do ChatGPT na interface web (que pode ser pago ou gratuito com o ChatGPT Plus) e o uso da API, que cobra pelo consumo de tokens.

Espero que ajude, bons estudos!

Mto obrigado cara