1
resposta

[Dúvida] #7DaysOfCode

Boa Tarde! Eu estou fazendo o código do dia 6 do desafio #7DaysOfCode mas estou com dificuldade em realizar essa parte que é para remover os itens da sua lista de supermercado mas não consigo entender e fazer de jeito nenhum! Se alguém conseguir me ajudar eu ficaria muito grata!

let frutas = [];
let laticinios = [];
let doces = [];
let congelados = [];
let bebidas = [];
let comida = "";
let categoria = "";

let adicionarMais = "sim"; // valor inicial como "sim", porque a primeira vez sempre vai entrar no while
while(adicionarMais != "não"){
    adicionarMais = prompt("Você deseja adicionar uma comida na sua lista de compras? Responda com 'sim' ou 'não'.");
    while (adicionarMais != "sim" && adicionarMais != "não"){//enquanto o texto for diferente de "sim" e de "não",
        alert (`Operação não reconhecida!`);
        adicionarMais = prompt("Você deseja adicionar uma comida na lista de compras? Responda 'sim' ou 'não'.");
    }

    if (adicionarMais === "não"){ //se o texto lido for "não", sair do while
        break;
    }




    comida = prompt("Qual comida você deseja inserir?");
    categoria = prompt("Em qual categoria essa comida se encaixa: 'frutas', 'laticinios', 'doces', 'congelados' ou 'bebidas'?");
    if(categoria === 'frutas'){
        frutas.push(comida);
    } else if  (categoria === 'laticinios'){
        laticinios.push(comida);
    } else if (categoria === 'doces'){
        doces.push(comida);
    } else if (categoria === 'congelados'){
        congelados.push(comida);
    } else if (categoria === 'bebidas'){
        bebidas.push(comida)
    } else {
        alert("Essa categoria não foi pré-definida.")    
    }
}
alert (`Lista de compras: \n Frutas: ${frutas}\n Laticínios: ${laticinios}\n Doces: ${doces}\n Congelados: ${congelados}\n Bebidas: ${bebidas}`);

basicamente é a parte 2 do desafio do dia 5 mas não consegui fazer do dia 5 também e peguei a resposta no github! eu quero entender!!!

1 resposta

Olá, Daphne! Como vai?

Peço perdão pela demora em obter um retorno.

No código fornecido, você está adicionando itens à lista de compras com base na categoria informada pelo usuário. Agora, para remover os itens, você pode utilizar o método splice().

Vamos supor que você queira remover um item da lista de frutas. Primeiro, você precisa encontrar a posição desse item na lista. Para isso, você pode utilizar o método indexOf(). Por exemplo:

let itemRemover = prompt("Qual fruta você deseja remover?");
let posicao = frutas.indexOf(itemRemover);

Em seguida, você pode utilizar o método splice() para remover o item da lista. Por exemplo:

frutas.splice(posicao, 1);

O primeiro parâmetro do splice() é a posição do item que você deseja remover e o segundo parâmetro é a quantidade de itens que você deseja remover a partir dessa posição.

Você pode repetir esse processo para cada categoria da sua lista de compras.

Espero ter ajudado. Fico à disposição!

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software