1
resposta

[Dúvida] 5w2h e Matriz GUT

Olá!

Eu sou Analista de Processos em Governança de TI e gostaria de propor para o meu time a seguinte sugestão: monitorar as melhorias da nossa área por meio da utilização da ferramenta 5w2h em conjunto com a matriz GUT.

Com a 5w2h a gente descreve as melhorias sugeridas pelo dono do processo e a matriz GUT, na sequência, serviria para nós decidirmos como vamos priorizar determinada sugestão. Além disso, acrescentei + 3 colunas: status, observação e ganhos adicionais.

Basicamente, este é o cabeçalho da nossa planilha de "Vibilidade das Melhrias"da nossa área,futuramente faremos um dashboard com os dados.

Eu posso utilizar desta forma?

1 resposta

Olá Fernanda, boa tarde. Tudo bem?

A sua proposta parece ser bastante interessante e pode ser muito útil para monitorar as melhorias na área de TI. A utilização da ferramenta 5W2H e da matriz GUT complementam-se bem e ajudam a estruturar e priorizar as sugestões de melhorias.

No entanto, é importante lembrar que cada equipe tem suas particularidades, então verifique se essa proposta se adequa ao perfil e às necessidades do seu time. Além disso, para garantir a efetividade do uso da ferramenta, é preciso ter uma metodologia de trabalho bem definida, responsáveis claros e um acompanhamento periódico.

Se isso for bem alinhado e planejado, a planilha de "Visibilidade das Melhorias", junto com um Dashboard, será uma ótima ferramenta para acompanhar o progresso das melhorias em sua área.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software