Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida

Sei que estamos estudando no momento com o Chat GPT, porém existem muitas outras IAs por ai, as vezes fico na dúvida: Qual IA escolher ?
Já utilizo chat gpt, gemini e copilot, porém ao perguntar ao chat gpt : quais as melhores ias e suas funções faça uma lista com vantagens e desvantagens e atribua uma nota e uma função obtive a resposta:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
Ranking geral (equilíbrio entre qualidade e utilidade)
ChatGPT
Claude
Gemini
Perplexity
Microsoft Copilot
Runway
Midjourney
Grok
DeepSeek

Claro que ele se colocu em primeiro lugar, mas qual a opinião e experiência de vcs ?

1 resposta
solução!

Oii Pamella, tudo bem?

Que pergunta boa! E a iniciativa de já testar a resposta do próprio ChatGPT foi bastante esperta, porque ela revela um ponto importante: cada IA tende a ter viés em favor de si mesma, o que já é um motivo para não confiar em apenas uma fonte.

Sobre a dúvida em si, a resposta mais honesta é: depende muito do que você quer fazer. Vou compartilhar minha visão com base nas ferramentas que você já citou:

ChatGPT é muito versátil para texto, estudo, criação de conteúdo e raciocínio geral. Ótimo ponto de partida.

Gemini se integra bem ao ecossistema Google (Docs, Drive, Gmail), então se você já usa essas ferramentas, ele ganha pontos práticos.

Copilot brilha dentro do ambiente Microsoft e também tem acesso à web em tempo real, o que é útil para pesquisas mais recentes.

Claude (da Anthropic) é muito elogiado para textos longos e análise de documentos. Vale testar se você ainda não experimentou, e para programação então ele voa, no meu uso é disparado o melhor.

Perplexity funciona quase como um mecanismo de busca turbinado, com fontes citadas. Ótimo para pesquisa.

Para fins criativos (como o foco do curso), o ChatGPT e o Claude costumam se sair muito bem. Para geração de imagens, Midjourney e os recursos de imagem do próprio ChatGPT são os mais populares hoje, além é claro do mais falado atualmente que é o Nano Banana do Google, esse é top.

Minha sugestão prática: em vez de escolher "a melhor", mantenha 2 ou 3 ferramentas no seu fluxo de trabalho e vá percebendo onde cada uma performa melhor para o seu contexto específico. Com o tempo, fica natural saber qual chamar para cada tarefa.

Conte com a Alura para evoluir seus estudos. Em caso de dúvidas, fico à disposição.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade