2
respostas

Dúvida

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Mantive a mesma imagem da anterior pois acredito que ela ja englobe esse desafio tb, e não costumo ter dificuldades com inserir caixas de textos simples, além das aulas tenho passado um tempo "brincando" com Excel e descobrindo funcionalidades novas. Se eu estiver errada e precisar fazer tudo individualmente e inserindo caixa de texto como sugerido por favor me avise .

2 respostas

Olá, Pamella. Como vai?

Você está completamente certa na sua abordagem! Não há necessidade alguma de refazer o trabalho ou postar tudo individualmente se você já domina o conceito. O grande objetivo desses desafios práticos é fixar o conhecimento, e a sua autonomia em "brincar" com a ferramenta e explorar novas funcionalidades é a melhor forma de aprender de verdade.

Analisando o seu dashboard, dá para notar que você já aplicou o conceito de caixas de texto de forma muito inteligente e integrada, como nos títulos pretos com letras amarelas (Vendas Mensais, Vendas por Categoria e Ranking Vendedores). Ficou visualmente excelente e muito organizado!

Como você gosta de explorar recursos novos no Excel, vou deixar duas sugestões de boas práticas avançadas envolvendo Caixas de Texto que são muito utilizadas no dia a dia de Data Science:

1. Caixa de Texto Dinâmica vinculada a uma Célula
Você sabia que uma caixa de texto pode exibir o valor de uma célula automaticamente? Isso é perfeito para criar cartões de totalizadores que mudam sozinhos quando os dados mudam.

• Insira uma Caixa de Texto comum no seu dashboard.
  • Com a caixa de texto selecionada, clique na Barra de Fórmulas (lá em cima, onde digitamos as fórmulas do Excel).
  • Digite o sinal de igual = e clique na célula que contém o valor que você quer exibir (por exemplo, a célula com o faturamento total).
  • Enter. Agora, o texto da caixa estará "amarrado" à célula. Você pode formatar a fonte e o tamanho que o valor se atualizará sozinho de forma dinâmica!

2. Agrupamento de Elementos
Como você usou retângulos pretos com caixas de texto por cima para fazer os títulos, uma boa dica para não tirar nada do lugar sem querer ao mexer no layout é agrupar os objetos:

• Segure a tecla Ctrl e clique na forma preta de fundo e na caixa de texto do título.
  • Clique com o botão direito, vá em Agrupar e selecione Agrupar.
  • Agora os dois elementos viram um único objeto, facilitando muito na hora de alinhar ou mover o gráfico.

Seu painel está com uma estética excelente e as escolhas de cores valorizaram muito os dados. Continue com essa curiosidade aguçada para explorar o Excel!

Espero que possa ter lhe ajudado!

obrigada.. vou testar as novas dicas, gostei, dependendo do resultado que conseguir eu reposto aqui !