1
resposta

Dúvida

Bom dia. Estou realizando o curso com intuito de criar um Agente de IA no Gemini para automatizar a elaboração de Propostas de renovação e reajuste de contratos. Gostaria de orientações para essa criação, por exemplo: é melhor fazer um Agente para cada modelo de proposta que temos ou posso colocar todos os modelos no mesmo Agente?
Os modelos são diferenciados de acordo com o que foi firmado em contrato, por exemplo: alguns são reajustados com o índice IPCA, outros IGPM, ICTI...
Por favor, conhecem algum Agente com essa mesa função que eu poderia usar como modelo?
Desde já agradeço.

1 resposta

Bom dia, Camila! Como vai?

Que projeto interessante você está desenvolvendo! Quando se trata de criar um Agente de IA para automatizar propostas de renovação e reajuste de contratos, é importante considerar como você vai estruturar os modelos de proposta.

Com base no que você descreveu, parece que seus modelos de proposta são diferenciados por índices específicos, como IPCA, IGPM, ICTI, entre outros. Uma abordagem prática seria começar pela decomposição do problema, que é uma técnica que ajuda a dividir uma tarefa complexa em partes menores e mais gerenciáveis. Isso pode facilitar o desenvolvimento e a implementação de soluções.

Agora, sobre sua dúvida específica: criar um Agente para cada modelo ou colocar todos os modelos no mesmo Agente depende da complexidade e da flexibilidade que você deseja. Se os modelos são bastante distintos e requerem regras específicas, pode ser mais fácil gerenciar e manter agentes separados. No entanto, se houver semelhanças entre os modelos que podem ser abstraídas, você pode considerar um único Agente que lide com diferentes cenários por meio de parâmetros ou regras condicionais.

Por exemplo, você poderia criar um Agente que recebe como entrada o tipo de contrato e, com base nisso, aplica as regras de reajuste específicas. Isso economiza tempo e esforço de manutenção, já que você estaria lidando com um único sistema em vez de vários.

Quanto a exemplos de Agentes com funções semelhantes, você pode procurar por soluções de automação de processos de negócios (BPA) ou plataformas de IA que oferecem modelos de automação de contratos. Embora eu não possa indicar um modelo específico, explorar comunidades de desenvolvedores e plataformas como GitHub pode ser um bom ponto de partida.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.