Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] 5 Desafios - Resoluções!

Boa noite, segue abaixo a lista de 5 exercicios para praticar, fiz meu melhor, tentei faze-los sozinho sem abrir o forum para observar meu progresso. Obrigado pela atenção desde já!

1 Desafio:

let alert('Olá, como vai você?');
let primeirodia = sabado;
let segundodia = domingo;
let pergunta = prompt('Em que dia da semana estamos?');
console.log('Caso o dia seja sabado ou domingo, daremos bom fim de semana');


//Se ele disser sabado ou domingo
if(pergunta == sabado) {
    alert('Bom fim de semana!')
};
if(pergunta == domingo) {
    alert('Bom fim de semana!')
};
else('Boa semana!');

2 Desafio:

let alert(Welcome!)
prompt('informe um número abaixo entre - 5 e 5');
if(prompt < 0) {
    alert('seu número é negativo' )
}; else{
    alert('seu número é positivo!')
};

3 Desafio:

numero = 115
if(numero > 100) {
    console.log('voce venceu!')
} else {
    console.log('Tente novamente para ganhar!')
};

4 Desafio:

alert('vamos descobrir seu saldo');
let saldo == 1000;
console.log ('O objetivo e informar o saldo ao cliente');

alert(`o valor que possuí é de ${saldo}!`);

5 desafio:

alert ('ola! como vai?')
Prompt ('insira aqui seu nome por gentileza')
let nome == prompt
alert(`o seu nome é ${nome}`)
console.log('para informar o nome do usuario')
3 respostas
solução!

Fala, Vinicius! Tudo bom?

Primeiramente, meus parabéns pela vontade de aprender e por fazer essas desafios, isso já é um passo muito importante na sua jornada! Continue assim que você vai longe.

Agora, se me permite, eu vou enviar somente algumas correções no seu código que vão fazer com que ele funcione melhor.

DESAFIO 1

. Removi o 'let' antes do primeiro alert(). Nesse caso, o let não funciona porque o alert é uma palavra reservada, então não é recomendado criar uma variável com esse nome, e se você está usando o comando 'alert()', também precisa ser sem o uso de 'let' antes. . Nas variáveis 'primeiroDia' e 'segundoDia', como são do tipo string, é importante fazer a declaração usando aspas antes, sejam simples '' ou duplas "". . Nas suas condicionais, você pode fazer dessa forma que você fez (pergunta == 'sabado'), mas dessa forma é importante que você também faça o uso das aspas, já que 'sabado' é uma string, ou você pode usar as variáveis, ficando assim (pergunta == primeiroDia), dessa vez, sem aspas, já que é uma variável. . Também nas condicionais, quando fizer uso de else, não pode fechar o bloco de condições com ponto e vírgula, porque assim vai ser considerado encerrado aquele bloco, o else não é feito e se torna um erro, já que não está sendo esperado. . Por fim, quando fizer condicionais dessa forma, é importante que use ou somente if ou faça uso de else if. Isso acontece porque, quando usa um if, depois outro, e depois um else, caso a primeira condicional for verdadeira, vai ter o resultado dela e do else da segunda, entende. No exemplo do seu código, você teria como resultado então tanto 'Bom fim de semana!' quanto 'Boa semana!'

O resultado ficaria assim:

alert('Olá, como vai você?');
let primeirodia = 'sabado';
let segundodia = 'domingo';
let pergunta = prompt('Em que dia da semana estamos?');
console.log('Caso o dia seja sabado ou domingo, daremos bom fim de semana');


//Se ele disser sabado ou domingo
if(pergunta == 'sabado') {
    alert('Bom fim de semana!')
};
if(pergunta == 'domingo') {
    alert('Bom fim de semana!')
}
else{
    alert('Boa semana!');
}

DESAFIO 2:

. Novamente, o uso do 'alert()' na primeira linha precisa ser sem o 'let' antes, e também é importante colocar o 'Welcome!' entre aspas, já que nesse caso se trata de uma string. . É importante que o 'prompt' esteja dentro de uma variável para ser usado, então coloquei numa variável chamada 'pergunta'. . E novamente, é importante que não use ponto e vírgula depois de um 'if', caso venha em seguida um 'else'

O resultado ficou assim:

alert('Welcome!')
let pergunta = prompt('informe um número abaixo entre - 5 e 5');
if(prompt < 0) {
    alert('seu número é negativo' )
} else{
    alert('seu número é positivo!')
};

DESAFIO 4

. O único problema nesse código é que a variável está sendo declarada com dois iguais '==', que não é o símbolo de 'Recebe' em JS, e sim o símbolo de 'Igual'. Logo, é só fazer essa alteração e funciona normalmente.

O resultado fica assim:

alert('vamos descobrir seu saldo');
let saldo = 1000;
console.log ('O objetivo e informar o saldo ao cliente');

alert(`o valor que possuí é de ${saldo}!`);

DESAFIO 5:

. Novamente, é necessário que tenha uma variável para receber o 'prompt', que aqui também vou chamar de 'pergunta', e é importante que coloque 'prompt' ao invés de 'Prompt'. Isso porque JS é case-sensitive, então minúsculas se diferem de maiúsculas. . Novamente, a variável 'nome' precisa ser declarada somente com um '=', e vamos colocar no lugar de 'prompt' a variável 'pergunta'. Caso deixar 'prompt', o resultado será a função em si, o não o valor que foi colocado nela, ficando algo como: 'o seu nome é function prompt() { [native code] }'

No fim, ficou dessa forma:

alert ('ola! como vai?')
let pergunta = prompt ('insira aqui seu nome por gentileza')
let nome = pergunta
alert(`o seu nome é ${nome}`)
console.log('para informar o nome do usuario')

Enfim, peço desculpas pelo texto longo, mas espero que tenha te ajudado a entender um pouco melhor de como funciona essa linguagem e um pouco de suas características. E mais uma vez eu digo, continue assim buscando aprender que você vai longe!!

Bons estudos e abraços!

Primeiramente gostaria de agradescer de coração pelas correções! Foram de grande valia. Alguns pontos que você comentou inclusive eu ainda não cheguei a estudar, como o caso do else if, ou então sobre o ; fazer com que o else não funcione. Mas já tomei nota e conhecimento das mesmas. Apreciei muito seu tempo em corrigir os códigos. Irei salvar as alterações para que eu possa revisar com o código ao lado e tomar nota das alterações.

Novamente, foi de grande valia todo o conhecimento passado nessa correção! Aprecio muito seu feedback e vou continuar buscando melhorar cada vez mais!

Show demais, Vinicius, bora continuar buscando aprender e evoluir, irmão! Muitas dessas coisas que te falei eu aprendi foi na prática mesmo, testando e vendo como funcionava, por isso eu penso que é importante também estar sempre praticando, como você vem fazendo.

No mais, estamos aí pra ajudar no que puder e estou disponível caso precise de algum apoio, assim aprendemos juntos. Abraços!